A Escola Nacional de Saúde Pública, ENSP, da Fiocruz está expandindo seu conhecimento para além da Instituição. A nova Biblioteca Multimídia da Escola pretende promover a produção de conhecimento voltada para a saúde pública e torná-la acessível para todos os públicos.

O serviço é um espaço onde pesquisadores, alunos e colaboradores  podem inserir animações, áudios, gráficos, imagens, links, mapas, artigos e qualquer outro texto para posterior "download". Todos os materiais estão abertos para comentários do público.

Atualmente, a ferramenta totaliza mais de 300 registros, que já foram revisados e classificados, desde 2004, quando a primeira versão da Biblioteca foi lançada. Aos poucos, todos os arquivos do acervo, cerca de 1000 registros, que estão passando por uma reorganização de conteúdo e classificação por área, estarão disponíveis no acervo virtual.

Em breve, através de um convênio com o SERPRO – Serviço de Processamento de Dados do Governo federal, todos os documentos cadastrados estarão disponíveis para deficientes visuais. Isso será feito com um software desenvolvido pelo SERPRO, que permite a leitura dos documentos em áudio. A iniciativa de constituição da Biblioteca encaixa-se, portanto, nas diretrizes do governo federal de democratização das informações publicas, de inclusão digital e acessibilidade.

Para acessar a Biblioteca basta clicar no endereço http://www.ensp.fiocruz.br/biblioteca.

Com informações da Agência Saúde.