Está acontecendo até o próximo dia 20 de julho, o XXIV curso de Verão da Universidade de Valência, na cidade de Gandia, Espanha. No evento, participam aproximadamente 1000 estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores de vários países entre eles Brasil, Chile e Espanha.  Com  tema central, “Per la mar, sense fronteres”, o encontro de caráter multicultural tem o objetivo de promover uma maior integração entre pesquisadores e o fomento da discussão sobre os principais temas de relevância para o desenvolvimento global.

A abertura do curso foi feita pela deputada chilena Isabel Allende, filha do ex-presidente chileno Salvador Allende. Ela exortou os povos do mundo a defenderem a democracia e lutarem contra as ditaduras e o autoritarismo – inclusive a agirem contra o autoritarismo econômico dos paises ricos.

Entre os assuntos abordados pelo curso de verão, os temas jurídicos fazem parte da repleta programação. A Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces, está sendo representada pelo coordenador do curso de Direito o Professor Ademário Tavares que já participou dos seguintes cursos: Os Limites do Autoritarismo;  Direitos da Guerra; Um Mar de Direitos (sobre direito internacional e das relações jurídicas que se desenvolvem a partir e através do mar e Movimentos Migratórios.

"É muito importante estar em constante atualização acerca de temas tão contemporâneos como o comércio internacional, as novas formas de autoritarismo e do impacto das correntes migratórias no sistema jurídico. Tenho aproveitado cada momento da oportunidade proporcionada pela ASCES, juntamente com a Universidade de Valencia, uma das mais conceituadas da Espanha, de participar de cursos ministrados por professores de várias partes da Europa e de debater com colegas de praticamente todos contienentes, em especial com nossos vizinhos sulamericanos, acerca destes temas. Não posso negar, porém, que me provocou uma série de novas reflexões o curso sobre os limites (e novas formas) do autoritarismo", comentou o coordenador de Direito, Ademario Tavares.

Fazem parte da delegação nordestina em Gandia, Dr. Antonio Francisco Ribeiro de Freitas (UFAL), Dr. Ademário Andrade Tavares (ASCES), Dra. Raquel Bezerra C. L de Melo (UEPB), Dra. Silvia Garcia Nogueira (UEPB), Dra. Marinaide Lima de Queiroz Freitas (UFAL), Doutoranda Adriana Valéria Santos Diniz (Bolsista do CNPq) e o Doutorando Veronaldo de Lucena Morais.