O Instituto de Problemas Médico-Biológicos da Academia de Ciências da Rússia, está selecionando voluntários para participar de uma simulação de viajem à marte.

Candidatos de 28 países já apresentaram solicitações para a experiência que deverá durar 520 dias e será realizada nas instalações do Instituto. A previsão é a experiência aconteça  entre 2008 e 2009, mas em novembro deste ano começarão os testes prévios com a participação de funcionários da instituição.

“Dos 200 candidatos que se enquadram nos critérios de seleção, entre eles estão 19 mulheres", disse um porta-voz do Instituto.

O objetivo do "Marte-500" é simular a viagem de uma expedição de astronautas ao Planeta Vermelho, meta já estabelecida nos programas espaciais de Estados Unidos, Rússia, China e dos países-membros da Agência Espacial Européia (ESA).

A experiência russa se desenvolverá em cinco módulos de 550 metros quadrados de superfície, com configuração, instrumentos e equipamentos que poderiam existir nas futuras naves espaciais.

O roteiro da experiência indica que cada um dos voluntários deve desempenhar funções de comandante, engenheiro de bordo, médico e três cientistas, composição que a primeira expedição a Marte certamente terá.

A previsão dos especialistas russos para um vôo ao planeta é de entre 2030 e 2040.