Marcos Fernando de Oliveira Moraes é o novo presidente da Academia Nacional de Medicina. A eleição da diretoria para o biênio 2007-2009 foi realizada no dia 5 de julho.

Cirurgião oncológico, Moraes preside também o conselho de curadores da Fundação Ary Frauzino para a Pesquisa e Controle do Câncer e o Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é ainda governador do Colégio Americano de Cirurgiões para o Brasil.

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Moraes ainda foi professor titular de cirurgia da Universidade Gama Filho, Moraes foi membro fundador da American Trauma Society, nos Estados Unidos.

Diretor geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de entre 1990 e 1998, quando foram criados novos programas nacionais de detecção precoce do câncer e foi instituído um conselho consultivo, que passou a congregar os representantes das sociedades de especialistas e de instituições brasileiras voltadas para a cancerologia.

A nova equipe pretende mediar as políticas de saúde do governo com as universidades e instituições de pesquisa biomédica, além de tornar as informações relacionadas à saúde mais acessíveis ao público em geral.

Fundada em 1829, a Academia Nacional de Medicina, com sede no Rio de Janeiro, dedica-se a promover e debater a ciência médica, congregar profissionais de excelência e auxiliar em questões de saúde pública.