Cientistas americanos anunciaram a criação de células-tronco embrionárias a partir de embriões de macacos. Com isso A clonagem terapêutica para humanos ficou um pouco mais próxima da realidade. O anúncio foi feito em uma conferência sobre células-tronco na cidade australiana de Cairns.

Shoukhrat Mitalipov, do Centro Nacional de Pesquisas com Primatas do Oregon, EUA, disse ter usado células da pele de um macaco rhesus macho, de dez anos de idade. Ele apresentou à conferência análises de DNA que provam o sucesso da experiência, além de slides de células embrionárias transformando-se em células cardíacas e neurônios.

De acordo com ele, a chave pode ter sido o uso de luz polarizada em laboratório ao invés de tinturas e luz ultravioleta para identificar os cromossomos dascélulas.

O trabalho de Mitalipov, ainda não publicado, pode deixar os cientistas mais próximos de produzirem células-tronco embrionárias a partir de células clonadas do corpo de adultos, reduzindo o risco de rejeição que existe quando são usadas células de um doador externo.

Os cientistas esperam que a clonagem terapêutica ou regenerativa ajude no tratamento de lesões, inclusive de coluna cervical, e doenças como esclerose múltipla e cardiopatias, já que poderá levar à substituição de células nervosas, sanguíneas ou cardíacas que tenham problemas.