Os líderes partidários se reúnem às 14h30 com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, para discutir a votação do projeto da reforma política (PL 1210/07) – principal item da pauta do Plenário nesta semana. Chinaglia não descartou mudanças na proposta, como a inclusão da lista fechada "flexível", ou no encaminhamento, como a mudança na ordem da votação.

A lista fechada (ou preordenada) foi o primeiro item acertado pelos líderes para votação da proposta da reforma política, mas acabou adiada por falta de acordo. Na semana passada, os deputados iniciaram apenas a discussão do projeto. Em razão das divergências em torno da lista preordenada definida exclusivamente pelos partidos, os parlamentares começaram a discutir a possibilidade de votar um modelo em que os eleitores escolheriam a ordem dos candidatos a deputado federal, estadual ou vereador, que seriam eleitos dentro de uma lista apresentada pelos partidos.

Sobre a inclusão de novos itens no projeto, Chinaglia advertiu que "esse não é o caminho ideal". Há ainda o risco de que o Congresso não consiga concluir a votação da nova lei antes de outubro, prazo necessário para que as regras possam valer já nas eleições municipais de 2008.

A reunião de hoje será realizada no gabinete da Presidência.