Os vários estudos sobre comportamento na Internet estão trazendo surpreendentes revelações para pesquisadores Norte-Americanos. Um levantamento concluiu que 81% das pessoas que buscam parceiros em websites de namoros virtuais mentem sobre suas características.

Foram acompanhados 80 participantes que procuravam sua cara-metade na Internet, o resultado comparado com as características reais dos participantes revelam que os internautas do sexo masculino mentem mais sobre sua altura, enquanto as mulheres preferem mentir sobre o peso.

Os números indicam que 52% deles declararam ser pelo menos 2 cm mais altos do que são, enquanto 64% delas disseram ter no mínimo 2,5 kg a menos do que têm. 24% dos homens e 13% das mulheres declararam ter idades diferentes das que têm.

"Os participantes tentam equilibrar a tensão entre parecer atraente e passar a impressão de honesto", afirmou o coordenador do estudo, o professor Jeffrey Hancock, da Universidade de Cornell. “As mentirinhas são pequenas, mas não inocentes”, concluiu o professor.

Outra revelação da pesquisa é que os homens procuram juventude e atratividade física em suas parceiras, enquanto mulheres tentam encontrar nos homens segurança e indicadores de status social, como nível de educação e carreira profissional.

Os resultados foram publicados na revista científica Proceedings of Computer/Human Interaction.