Após uma quarta-feira de acirradas discussões sobre o Projeto de Lei 1210/07, que propõe a Reforma Política, os deputados não chegaram a consenso sobre as listas preordenadas. E foi decidido transferir para a próxima semana a votação do primeiro item da reforma.

Ficou marcado para a próxima terça-feira, 19, a continuidade dos debates em torno da matéria, que tomou todo o dia, 13, quarta-feira. Foram três sessões extraordinárias, em uma delas, os deputados rejeitaram, por 245 votos a 194 e 4 abstenções, o requerimento de diversos líderes para o encerramento da discussão. Até as 20 horas da quarta, o projeto havia recebido 244 emendas.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, afirmou na abertura do seminário sobre reforma política promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, nesta quinta-feira, 14, que as mudanças nos sistemas eleitoral e partidário em discussão no Congresso contribuirão para acelerar as transformações sociais do País. Ele assinalou que a instituição do financiamento exclusivamente público de campanhas, das listas partidárias fechadas nas eleições proporcionais, da fidelidade partidária e da cláusula de barreira serão um "passo gigantesco" para aprimorar o sistema eleitoral e o sistema representativo.

Informações da Agência Câmara