O brasileiro consegue bater outro recorde. Desta vez ele passou, em média, 21 horas e 44 minutos on-line durante o mês de abril, segundo pesquisa do Ibope/NetRatings divulgada no mês de maio. Em comparação com março deste ano, o tempo médio de navegação aumentou 3,9% e 11,8% em relação a abril de 2006, mantendo o Brasil na liderança dos países com internautas que mais tempo passam conectados. Esta foi a maior marca desde setembro de 2000.

Em abril, o Brasil tinha 15,9 milhões de internautas residenciais ativos, número 2,4% menor que em março. Segundo a metodologia do Ibope, o internauta brasileiro é o que passa mais tempo na rede, em média. Nos Estados Unidos, o tempo médio por internauta residencial é de 18 horas e 49 minutos. França, com 18 horas 32 minutos, Espanha, com 18 horas 30 minutos, Japão, com 17 horas 39 minutos e Austrália, com 17 horas 38 minutos por pessoa são os países que mais se aproximam do Brasil.

O levantamento mostra ainda que os chamados usuários ativos de internet no país – as pessoas que acessam a rede ao menos uma vez por mês de casa – navegaram 49 minutos a mais do que no mês anterior. "A conjunção conexões melhores e conteúdos mais atraentes, e que demandam mais tempo do usuário, ajudam a explicar esse novo recorde", segundo Alexandre Magalhães, coordenador de análise do Ibope/NetRatings.

O número de brasileiros com acesso à internet também cresceu, somando 33,15 milhões de pessoas em abril, crescimento de 3,2% sobre os 32,1 milhões do mesmo mês de 2006. Na comparação com março deste ano, a variação foi positiva em 0,8%. Embora a variação anual não tenha sido muito expressiva, segundo Magalhães, ela está na média do crescimento do país. “A tendência é crescer mais agora devido ao aumento na venda de computadores por conta do acesso mais fácil dos consumidores ao crédito e aos efeitos dos programas de inclusão digital do Governo Federal.