Entre 13,4 mil cursos superiores de todas as áreas avaliados no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), apenas 0,88% conseguiram obter o conceito máximo, 5, tanto na avaliação como no índice que mede o conhecimento agregado ao aluno durante o curso (IDD). São 118 cursos em todo o País.

Do outro lado, 33 cursos tiveram os piores resultados: as notas mais baixas no Enade, sem ter agregado quase nenhum conhecimento aos estudantes. São os cursos com conceito 1 no Enade e 1 também no IDD, que representam apenas 0,25% do total.

Na avaliação do Enade 2006, participaram alunos das áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

O desempenho médio geral dos participantes foi de 45,4 na prova de formação geral, que é igual para todas as áreas. A maior média na prova de formação geral foi dos estudantes de Arquivologia (50,7) e a menor dos de Administração (42,1), numa escala de 0 a 100. Estudantes de cada uma das quinze áreas avaliadas fizeram ainda prova com questões específicas a cada área.

O estado com o maior percentual de cursos com Conceito Enade 4 e 5 é o Rio Grande do Norte (37,8%) e Alagoas tem o maior percentual de cursos com Conceito Enade 1 e 2 (80%). Duas situações extremas registradas para o Nordeste. Pernambuco se manteve mediano em relação ao ranking nacional, ocupando o 14º lugar geral no Brasil e o 6º do Nordeste. Destaque para curso de Direito da Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces, que atingiu o maior conceito no Estado, juntamente com o da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco. A nota obtida foi 04 (quatro), numa escala que vai de 01 (um) a 05 (cinco).