Chega ao terceiro dia o II Congresso de Odontologia de Caruaru. Para os organizadores do evento os números são surpreendentes. Ao todo, são mais de 850 participantes. Até o momento foram contabilizadas 310 apresentações de trabalhos acadêmicos e 72 horas de programação entre palestras, oficinas, cursos e debates sobre a Odontologia e suas implicações na Saúde da população. Marcaram presença, entre as 35 conferências realizadas, palestrantes de nível internacional como o professor da Universidade de São Paulo, USP, Marcelo Bonecker. "Temos uma cultura muito hegemônica quanto a problemas relacionados à Saúde Bucal, tanto no Nordeste quanto no Sudeste. A grande diferença está em relação ao cunho social. Desse modo, trago ao Nordeste a divulgação de uma nova técnica relacionada à Odontologia, que seria a ‘Mínima Intervenção – Uma Nova Abordagem em Odontologia’ e, em um segundo momento, venho falar sobre minha especialidade quanto a Odontopediatria e seus aspectos", destacou o docente.

Para o presidente executivo do Congresso, Cleves Freitas, a participação e o envolvimento de todos que fizeram parte da preparação do evento caracterizam seu sucesso. "Conseguimos consolidar o Congresso de Odontologia e agora esperamos que a cada ano ele possa se aprimorar cada vez mais. O importante nesse momento é destacar que estamos tentando trazer as temáticas científicas para os profissionais que trabalham no dia-a-dia com o serviço público, sejam ACD’s ou THD’s”, disse o docente da Asces.

Positiva é também a avaliação de quem está participando do evento. É o caso da cirurgiã-dentista Valdinete Siqueira: “O Congresso está sendo muito proveitoso para mim. Além de estarmos revendo nossos colegas, vivenciamos uma grande reciclagem. Assuntos como estética e periodontia são de grande interesse para minha pessoa, especificamente, e os casos apresentados são importantes. Como ex-aluna da Faculdade de Odontologia de Caruaru me sinto muito orgulhosa em saber que a Instituição na qual me formei possui um reconhecimento tão grandioso”, declarou.

Já o aluno de Odontologia do terceiro período da Asces, Diego Soares, mostrou-se muito interessado em todos os assuntos abordados. “A grade curricular do curso de Odontologia permite que os alunos que estão no início do curso, por exemplo, tenham noção de tudo que os congressistas apresentam e isso facilita muito para nossa futura formação profissional”, declarou.

O II Congresso de Odontologia de Caruaru, aconteceu de forma paralela ao III Encontro Estadual dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal e ao III Encontro dos Estudantes de Odontologia do Nordeste. Os eventos foram realizados no Shopping Caruaru, desde a última quarta-feira, seis de junho, até a sexta, 08.