Cientistas de uma universidade do Canadá criaram em laboratório, a primeira imagem virtual "quadridimensional" de um corpo humano, o que permitirá compreender melhor a evolução das doenças e até permitir aos doentes visualizá-las.

Com altura, largura e profundidade, a imagem é gerada por computador, permitindo a projeção, através de um holograma, órgãos internos e sistema circulatório aparecem em cores. A invenção é demonstrada numa sala escura, com apenas as luzes fo modelo virtual.

O holograma, projetado a partir das paredes e do chão de uma sala de realidade virtual, inclui mais de 3.000 elementos do corpo humano, permitindo a manipulação dos órgãos e processos metabólicos humanos.

Andrei Turinsky, do Departamento de Bioquímica Molecular da Universidade de Calgary, frisa que “a imagem é quase viva”, acrescentando que “isto permite, pela primeira vez, ter um modelo completo do corpo humano, do ponto de vista da anatomia, da química e dos tipos de tecidos”.

Ao usar uma técnica de programação de informática, os cientistas chegam a criar uma imagem que pode ser vista com lentes especiais. O resultado é uma espécie de atlas completo do corpo humano em "quatro dimensões" – as três espaciais e uma temporal. O modelo permite, ainda, ver a evolução de uma doença e também imaginar a reação do organismo aos medicamentos.

Segundo Turinsky, através desta técnica “será possível mostrar ao paciente o que se passa dentro do seu corpo”, esperando-se, mais tarde, “poder prever o que acontecerá se o tratamento não for seguido ou se alguns genes começarem a agir".

Este projeto poderá ainda permitir fazer simulações destinadas a preparar cirurgias ou desenvolver novas técnicas cirúrgicas.