A empresa Google em mais uma decisão que causou polêmica anunciou que vai proibir a partir do próximo mês, anúncios que vendam trabalhos acadêmicos como teses e dissertações. A iniciativa partiu após várias universidades terem reclamado que alunos estão apresentando dissertações e ensaios padronizados vendidos pela internet.

As empresas que vendem trabalhos acadêmicos alegam que a atividade é legítima e se disseram injustamente punidas. Já as possíveis prejudicadas, as universidades, elogiaram a medida tomada pelo site. "Dificultar a vida destas cínicas indústrias de ensaios pela internet é um passo na direção certa", disse o professor Drummond Boné, presidente da associação de universidades britânicas Universities UK.

Os trabalhos, normalmente escritos por acadêmicos freelancers chegam ao valor de 5 mil libras (cerca de R$ 20 mil). A Universities UK diz que 12 mil trabalhos acadêmicos são vendidos pela internet por ano.

A empresa britânica Essaywritter.co.uk, que trabalha com a venda de trabalhos, criticou a decisão do Google, responsável por 80% dos seus clientes.

O diretor Matthew Wilson alega que a empresa está sendo punida apesar de atuar em um ramo legítimo e transparente, já que a Essaywritter.co.uk avisa os alunos que eles não devem usar o material de forma desonesta.

Wilson disse que um serviço que oferece ensaios exclusivos em tão pouco tempo por cerca de 70 libras (aproximadamente R$ 280) pode ajudar alunos que buscam auxílio extra.