Tradicionalmente conhecida por suas comemorações gigantes, "maior São João”, “maior cuzcuz”, “maior pé-de-moleque", Caruaru é conhecida também como a Capital do Agreste e Capital do Forró. Neste dia 18 de Maio, ela passa a receber o título de Capital do Estado. Esta homenagem faz parte às comemorações ao seu sesquicentenário e com isso os três poderes estaduais fizeram sede na Princesinha do Agreste.

O poder Judiciário esteve durante a quinta-feira, 17, realizou uma sessão ordinária na Associação Caruaruense de Ensino Superior, Asces. O Legislativo se instalou nas dependências do prédio da Radio Difusora de Caruaru e a plenária contou com o descerramento de uma placa alusiva aos 150 anos da cidade.

A sede do Governo Estadual foi o Grande Hotel São Vicente de Paula, local hoje, onde foi sede do executivo caruaruense.  “Meu pai foi eleito em 1959 e em 1960 transferiu a sede da prefeitura para o Grande Hotel. Só mais tarde construiu-se uma sede”, lembra o vice-governador João Lyra.

O Presidente da 4ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o desembargador Jones Figueirêdo, destacou a iniciativa da transferência dos três poderes. "Esta cidade já foi berço intelectual do país, quando dois de seus filhos pertenceram, ao mesmo tempo, da Academia Brasileira de Letras. Esta solenidade á nada mais para homenagear ao sesquicentenário de uma cidade tão importante para o estado e para o país", disse o desembargador.

Além das homenagens solenes, a festa vai contar com mais de 40 atrações musicais, servindo como um aquecimento para o São João dos 150 anos.

No dia de aniversário, 18, está marcado às oito da manhã o hasteamento das Bandeiras, homenagem ao fundador da cidade, José Rodrigues de Jesus; descerramento da placa em homenagem aos cidadãos caruaruenses.

Confira a Programação:

Sexta, 18/05
8h – Hasteamento das Bandeiras; homenagem ao fundador da cidade, José Rodrigues de Jesus; descerramento da placa em homenagem aos cidadãos caruaruenses; solenidade de entrega do “Colar do Sesquicentenário” a 150 personalidades; Cerimônia ecumênica e homenagens das comunidades participantes, lançamento do selo comemorativo do sesquicentenário; lançamento da Música Oficial do Sesquicentenário, de autoria do compositor Onildo Almeida; apresentações musicais e Corte do bolo gigante. 
Local: Marco Zero

17h – Sessão solene da câmara municipal de Caruaru e entrega da medalha de honra ao mérito 18 de maio.
Local: Casa Jornalista José Carlos Florêncio

20h – Jardins do Palácio Jaime Nejaim – Prefeitura e Inauguração do Obelisco comemorativo do Sesquicentenário

20h – João do Pife e Banda Dois Irmãos, Domingos Aciolly e Mamulengo Arretado, Luciano Reis, Trio Flôr de Mandacaru, Humberto Bonny, Erisson Porto, Walmir Silva, Totonho, Chiclete com Banana, Mastruz com Leite e Taradões do Forró. 
Local: Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

Sábado, 19/05
16h – Jogo da Seleção Brasileira de Futebol máster x Seleção Caruaruense. 
Local: – Estádio Luiz José de Lacerda (Estádio do Central)

20h – Shows de Edmilson do Pífano, Valdir Santos, Jucélio Vilella, Renovação Nordestina, Renilda Cardoso, Jailson Rosseti, Israel Filho, Gina, Petrúcio Amorim, Alcymar Monteiro e Brasas do Forró, 
Local: Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

Domingo, dia 20/05
19h – Shows do Forrozão Cheiro de Calcinha, Caru Forró, Marlene do Forró, Wandemberg, Topazzill e Consciência Negra.
Local: Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga.