Um grupo de pesquisadores do Google divulgaram a pesquisa “The Ghost in the Browser”, traduzindo para o português, “O Fantasma no Navegador” e foi constatado que dos 4,5 milhões de sites existentes, 450 mil deles, continham códigos capazes de invadir o computador do cibernauta e instalar programas sem o seu consentimento, assim como roubar as suas informações pessoais.

O Google refere que as ameaças são distribuídas através de "descargas involuntárias": quando o utilizador clica em determinado link, ou banner, a transferência de ficheiros sucede automaticamente, aproveitando alguma vulnerabilidade do browser para se instalar.

As principais iscas utilizadas pelos os piratas da Internet são páginas com pornografia e a oferta gratuita de programas protegidos por direitos autorais.

Em forma de combater esta ameaça, o Google está produzindo um sistema de alerta que dispara uma mensagem que adverte os utilizadores para a existência de perigo nas páginas maliciosas que visitam. A empresa refere que esta funcionalidade poderá ajudar a minimizar o número de computadores afetados.

Algumas dicas para proteger seu computador contra vírus

– Tenha um bom software anti-vírus original instalado e atualizado com freqüência.
– Jamais execute programas que não tenham sido obtidos de fontes absolutamente confiáveis.
– Se a mensagem contém anexos (ou attachments, em Inglês), é preciso cuidado. O anexo pode ser um arquivo executável (programa), e portanto, pode estar contaminado. A não ser que você tenha certeza absoluta da integridade do arquivo, é melhor ser precavido e suspeitar. Não abra o arquivo sem antes passá-lo por uma análise do anti-vírus atualizado.