Um dos maiores destaques do atletismo brasileiro foi escolhido como o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio, que acontecerá no dia 13 de julho, no Maracanã. O ex-bóia-fria, Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze na Olimpíada de Atenas, em 2004, e bicampeão pan-americano recebeu o anúncio do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, nesta segunda-feira.

O maior mérito que fez o maratonista ser escolhido se deve, principalmente, pelo espírito esportivo mostrado nos Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia. "O Vanderlei foi escolhido pelo fair play, pela garra, pela coragem e pelo espírito guerreiro já demonstrados. Que todos os atletas se espelhem nesse exemplo", afirmou Nuzman, durante o anúncio.

Vanderlei tornou-se destaque nacional ao sofrer um ataque do ex-padre irlandês Cornelius Horan a poucos quilômetros do final da prova. Com a ajuda do grego Polyvios Kossivas, que acompanhava a disputa na torcida, o brasileiro se desvencilhou de Horan e ficou com a medalha de bronze.

"Foi uma surpresa muito grande. Nem tinha pensado nisso. Só soube ontem à noite (domingo) pela TV. Vim para o Rio para conhecer o percurso da maratona e não para isso", "A felicidade é grande e sei da responsabilidade que terei agora. Quero dividir essa emoção com todos os brasileiros", contou Vanderlei.

No Rio, Vanderlei Cordeiro de Lima deverá disputar seu último Pan-Americano. O outro representante brasileiro na maratona será Franck Caldeira, dono do terceiro melhor tempo brasileiro na distância na temporada.