O Paquistão concluiu o primeiro trecho da cerca que está sendo construído em parte de sua fronteira com o Afeganistão. A tentativa é controlar o trânsito de talebãs entre os dois países. O muro, com 20 km de extensão, está localizado na zona de Lwara Mundi, conflituosa província do Waziristão do Norte.

Em declaração, o general do Exército paquistanês, Waheed Arshad, falou que a parte construída fica localizada em uma área atravessada pela maioria dos militantes. Autoridades afegãs criticaram o projeto, pois consideram que o mesmo prejudicará as relações entre as populações pashtuns, que vivem dos dois lados das fronteiras. Paquistão e Afeganistão compartilham 2.500 km de uma fronteira herdada da colonização britânica, mas Cabul nunca reconheceu formalmente.

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, anunciou em fevereiro passado que o Exército seguiria adiante com o projeto de abrir valas na fronteira, apesar da oposição do governo afegão. Com o projeto, o Paquistão pretende resistir às acusações tanto do Afeganistão como da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de estar dando cobertura os talibãs. Constantemente eles se infiltram e operam no território do vizinho.

Waheed assegurou que a construção da cerca em outros pontos da fronteira está em andamento e deve ser concluída "o mais rápido possível".