Pós-Graduação em Acupuntura e Práticas Integrativas

IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR

 NOME: Sérgio Dourado Magalhães Filho

TITULAÇÃO: Mestre

E-MAIL INSTITUCIONAL: comercialpos@asces.edu.br

 

PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA E TERAPIAS INTEGRATIVAS

 

SOBRE O CURSO

Sendo um dos ramos da Medicina Chinesa, a Acupuntura tem por base o tratamento através de aplicação de agulhas muito finas, pelas quais, estimulam-se pontos específicos e precisamente localizados em canais ao longo do corpo visando uma melhora das funções a nível energético e metabólico do sistema do paciente. Por meio de profissionais devidamente capacitados, treinados e instruídos nas técnicas milenares que a aplicação correta da Acupuntura permite que se restaure a saúde do paciente, diminuindo suas queixas e aumentando sua qualidade de vida.

Por séculos diversas enfermidades e queixas foram e continuam sendo tratadas através da Acupuntura, o que evidenciou uma realidade para a Organização Mundial da Saúde, fazendo-a desenvolver uma lista com 147 doenças, sintomas e queixas de saúde que por médio da Acupuntura pacientes já teriam demonstrado ser capaz de apresentar melhoras. Porém é evidente que essa lista é de longe algo fixo, tendo em vista que a Acupuntura pode ser integrada com outras técnicas terapêuticas, tanto da Medicina Chinesa como da Medicina Ocidental, o que é grandemente visto como ganho para os pacientes que podem desfrutar de tratamentos de ambas as partes, o que potencializa a eficácia da restituição da saúde do paciente.

Objetivo de nosso curso é oferecer a sociedade profissionais capacitados para o exercício de excelência em Acupuntura e terapias integrativas de acordo com os princípios da Medicina Chinesa e produção de pesquisa, visando a atender à crescente demanda dos sistemas privado e público de saúde, de acordo com as normas e diretrizes da Organização Mundial de Saúde.

 

APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS

  • Compreensão da filosofia chinesa, e da história desta medicina inserida dentro do contexto cultural oriental.
  • Desenvolvimento da capacidade de compreensão dos processos bioenergéticos e sua manifestação no organismo humano, dentro da visão holística chinesa, enxergando nitidamente a interação orgânica entre os ciclos fisiológicos e patológicos, com suas manifestações externas e internas.
  • Reconhecimento e localização dos pontos e canais por onde flui a energia (QI) do corpo humano, com precisão.
  • Capacidade de reconhecimento e utilização de manuseio e reconhecimento das diversas técnicas de aplicação da acupuntura, bem como, demonstração e execução dos elementos apreendidos.
  • Diferenciação de síndromes de acordo com os oito princípios: exterior/interior, frio/calor, excesso (Xu), deficiência (Shi), Yin e Yang; Síndrome da energia, do sangue e dos líquidos orgânicos;
  • Capacidade de identificação das inter-relações das funções e os mecanismos que alteram ou regulam os processos internos dentro da ótica Oriental em toda a sua complexidade.
  • Capacidade de avaliação dos diversos desequilíbrios fisiopatológicos energéticos e os mecanismos para restabelecer desequilíbrios nos diversos níveis em que estes se manifestam.
  • Capacidade de aplicação das técnicas semiológicas na avaliação do paciente e de propor um tratamento pela Acupuntura.
  • Capacidade de identificação de patologias, bem como desequilíbrios energéticos, propondo um tratamento pela Acupuntura.
  • Discussão de casos clínicos, proporcionando a elucidação de dúvidas, gerando maior segurança na conduta do futuro profissional, estabelecendo ainda, fundamentos para que ele adote uma postura que lhe permita desenvolver seu trabalho de acordo com os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa.
  • Capacidade de identificar, localizar os diversos pontos de Acupuntura, bem como fazer suas escolhas de acordo com o quadro patológico energético apresentado.
  • Orientação no planejamento do trabalho de conclusão de curso, dentro dos padrões técnico-científicos.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Curso apostilado;
  • Aulas expositivas;
  • Aulas práticas
  • Estágio;
  • Atendimento Ambulatorial;
  • Professores Doutores e Mestres e especialistas de referência;
  • Contato com protocolos e diretrizes atuais na área;

 

 LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).

Sábados e Domingos, das 8h às 17h, em encontros mensais.

Duração: 24 meses

Carga Horária: 600h

Início: abril de 2024

 

  1. PÚBLICO ALVO

Biomédicos, Biólogos, Educadores Físicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Médicos, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e demais profissões de nível superior da área da saúde que tenham interesse em desenvolver e ampliar competências ligadas à área e que busquem um melhor desempenho de suas funções, à eficácia nos negócios e melhores oportunidades de carreira.

 

NÚMERO DE VAGAS

30 vagas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Fundamentos da Acupuntura

Materiais e Instrumental em Medicina Tradicional Chinesa

Biossegurança

Meridianos e Localização de Pontos e Prática de Agulhamento.

ZANG FU

Acupuntura Auricular Chinesa e Francesa

Ventosa e Moxa

Acupressão em Técnicas de Massagem

Cálculo das Estações e Pontos dos 5 elementos

Meridianos Secundários

Grandes Meridianos, Síndromes Energéticas e Tratamento.

Pulsologia

Semiologia em MTC

Psicologia na MTC

Diagnóstico Energético

Acidentes em Acupuntura, Regras de seleção de pontos, Regras de Manipulação das agulhas e Regras de Tratamento.

Microssistemas

Acupuntura Estética

Analgesia, Laser, Eletro e Outros Estímulos

Herbologia: Fitoacupuntura, Florais em Acupuntura e Dietética

Metodologia Científica

Estágio Observacional

Trabalho de Conclusão de Curso

 

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

  • No Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

 

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.

Inscrição

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support