MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais

MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais se divide em três etapas para formar um profissional diferenciado para o mercado coorporativo das relações internacionais. Em primeiro lugar, um módulo introdutório para iniciar os estudantes e aprofundar conhecimentos essenciais para o profissional de comércio exterior e negócios internacionais. Em segundo lugar, um módulo de disciplinas dedicadas a operacionalização do comércio exterior e suas práticas. Por fim, um último módulo dedicado a construção de capacidades estratégicas para o desenvolvimento de processos de internacionalização, leitura de mercados e negociações internacionais.

APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS (RESULTADOS ESPERADOS)

Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

  • Trabalhar em setores de importação, exportação, logística internacional, despacho aduaneiro e setores de câmbio;
  • Gerir processos de internacionalização e inserção de empresas no mercado internacional;
  • Realizar processos de negociação de contratos internacionais;
  • Planejar processos de internacionalização e inserção internacional de empresas.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Aulas expositivas e discussões de casos exitosos na gestão de pessoas;
  • Professores Doutores e Mestres e especialistas de referência na área de conhecimento;
  • Visitas técnicas;
  • Imersão em empresas com alto desempenho;
  • Aulas práticas através de workshops;

 

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).

Sábados, (8h às 17h) em encontros quinzenais.

Duração: 18 meses.

Início: outubro de 2022

 

  1. PÚBLICO ALVO

Egressos de cursos de Relações Internacionais, Direito, Administração, e áreas afins. Profissionais interessados em se inserir no mercado de trabalho de comércio exterior, ou se desenvolver neste segmento.

NÚMERO DE VAGAS

25 vagas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 Comércio Internacional: Teoria e Mercado

Acordos Comerciais, Benefícios Tarifários e Regulação do Comércio Internacional

Legislação Aduaneira Brasileira

Comércio Exterior Brasileiro

Trabalho de Conclusão de Módulo I

Operação e Gestão de Importações

Operação e Gestão de Exportações

Despacho Aduaneiro

Logística de Comércio Exterior

Contratos Internacionais

Operações de Câmbio e Pagamentos

Visita Técnica ao Porto de Suape

International Business Plan

Trabalho de Conclusão de Módulo II

Gestão de Negócios Internacionais

Inovação e Empreendedorismo no Comércio Exterior

Cultura e Negociações Internacionais

Técnicas de Negociações

Análise de Mercados Internacionais

Estratégias de Internacionalização e Modelos de Negócios Internacionais

Trabalho de Conclusão de Módulo III

Marketing Internacional

Gestão de Pessoas e Expatriação de Profissionais

Mercado Financeiro Internacional

Oratória e Técnicas de Discurso

Técnicas de Apresentação

Trabalho de Conclusão de Módulo IV

Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo ou Plano de Negócio)

 

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

  • No Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Nos Trabalhos de Conclusão de Módulo, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.

Pré-Inscrição

    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support