A MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais se divide em três etapas para formar um profissional diferenciado para o mercado coorporativo das relações internacionais. Em primeiro lugar, um módulo introdutório para iniciar os estudantes e aprofundar conhecimentos essenciais para o profissional de comércio exterior e negócios internacionais. Em segundo lugar, um módulo de disciplinas dedicadas a operacionalização do comércio exterior e suas práticas. Por fim, um último módulo dedicado a construção de capacidades estratégicas para o desenvolvimento de processos de internacionalização, leitura de mercados e negociações internacionais.
APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS (RESULTADOS ESPERADOS)
Ao fim do curso, o aluno estará apto a:
- Trabalhar em setores de importação, exportação, logística internacional, despacho aduaneiro e setores de câmbio;
- Gerir processos de internacionalização e inserção de empresas no mercado internacional;
- Realizar processos de negociação de contratos internacionais;
- Planejar processos de internacionalização e inserção internacional de empresas.
DIFERENCIAIS DO CURSO
- Aulas expositivas e discussões de casos exitosos na gestão de pessoas;
- Professores Doutores e Mestres e especialistas de referência na área de conhecimento;
- Visitas técnicas;
- Imersão em empresas com alto desempenho;
- Aulas práticas através de workshops;
LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO
Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
Sábados, (8h às 17h) em encontros quinzenais.
Duração: 18 meses.
Início: outubro de 2022
- PÚBLICO ALVO
Egressos de cursos de Relações Internacionais, Direito, Administração, e áreas afins. Profissionais interessados em se inserir no mercado de trabalho de comércio exterior, ou se desenvolver neste segmento.
NÚMERO DE VAGAS
25 vagas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Comércio Internacional: Teoria e Mercado
Acordos Comerciais, Benefícios Tarifários e Regulação do Comércio Internacional
Legislação Aduaneira Brasileira
Comércio Exterior Brasileiro
Trabalho de Conclusão de Módulo I
Operação e Gestão de Importações
Operação e Gestão de Exportações
Despacho Aduaneiro
Logística de Comércio Exterior
Contratos Internacionais
Operações de Câmbio e Pagamentos
Visita Técnica ao Porto de Suape
International Business Plan
Trabalho de Conclusão de Módulo II
Gestão de Negócios Internacionais
Inovação e Empreendedorismo no Comércio Exterior
Cultura e Negociações Internacionais
Técnicas de Negociações
Análise de Mercados Internacionais
Estratégias de Internacionalização e Modelos de Negócios Internacionais
Trabalho de Conclusão de Módulo III
Marketing Internacional
Gestão de Pessoas e Expatriação de Profissionais
Mercado Financeiro Internacional
Oratória e Técnicas de Discurso
Técnicas de Apresentação
Trabalho de Conclusão de Módulo IV
Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo ou Plano de Negócio)
CRONOGRAMA DE AULAS
O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
- No Trabalho de Conclusão de Curso;
- Nos Trabalhos de Conclusão de Módulo, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
- Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.
OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.