MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais

MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais se divide em três etapas para formar um profissional diferenciado para o mercado coorporativo das relações internacionais. Em primeiro lugar, um módulo introdutório para iniciar os estudantes e aprofundar conhecimentos essenciais para o profissional de comércio exterior e negócios internacionais. Em segundo lugar, um módulo de disciplinas dedicadas a operacionalização do comércio exterior e suas práticas. Por fim, um último módulo dedicado a construção de capacidades estratégicas para o desenvolvimento de processos de internacionalização, leitura de mercados e negociações internacionais.

APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS (RESULTADOS ESPERADOS)

Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

  • Trabalhar em setores de importação, exportação, logística internacional, despacho aduaneiro e setores de câmbio;
  • Gerir processos de internacionalização e inserção de empresas no mercado internacional;
  • Realizar processos de negociação de contratos internacionais;
  • Planejar processos de internacionalização e inserção internacional de empresas.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Aulas expositivas e discussões de casos exitosos na gestão de pessoas;
  • Professores Doutores e Mestres e especialistas de referência na área de conhecimento;
  • Visitas técnicas;
  • Imersão em empresas com alto desempenho;
  • Aulas práticas através de workshops;

 

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).

Sábados, (8h às 17h) em encontros quinzenais.

Duração: 18 meses.

Início: outubro de 2022

 

  1. PÚBLICO ALVO

Egressos de cursos de Relações Internacionais, Direito, Administração, e áreas afins. Profissionais interessados em se inserir no mercado de trabalho de comércio exterior, ou se desenvolver neste segmento.

NÚMERO DE VAGAS

25 vagas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 Comércio Internacional: Teoria e Mercado

Acordos Comerciais, Benefícios Tarifários e Regulação do Comércio Internacional

Legislação Aduaneira Brasileira

Comércio Exterior Brasileiro

Trabalho de Conclusão de Módulo I

Operação e Gestão de Importações

Operação e Gestão de Exportações

Despacho Aduaneiro

Logística de Comércio Exterior

Contratos Internacionais

Operações de Câmbio e Pagamentos

Visita Técnica ao Porto de Suape

International Business Plan

Trabalho de Conclusão de Módulo II

Gestão de Negócios Internacionais

Inovação e Empreendedorismo no Comércio Exterior

Cultura e Negociações Internacionais

Técnicas de Negociações

Análise de Mercados Internacionais

Estratégias de Internacionalização e Modelos de Negócios Internacionais

Trabalho de Conclusão de Módulo III

Marketing Internacional

Gestão de Pessoas e Expatriação de Profissionais

Mercado Financeiro Internacional

Oratória e Técnicas de Discurso

Técnicas de Apresentação

Trabalho de Conclusão de Módulo IV

Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo ou Plano de Negócio)

 

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

  • No Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Nos Trabalhos de Conclusão de Módulo, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.

Pré-Inscrição