Especialização Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto

DESCRIÇÃO

A proposta desse curso de pós graduação em nível de especialização é oferecer uma visão global sobre a atuação do Fisioterapeuta na unidade de terapia intensiva, com ênfase na assistência a pacientes adultos. Nesse sentido, o conteúdo programático e estrutura do curso foi idealizada com o objetivo de capacitar, atualizar e aperfeiçoar esses profissionais em relação aos aspectos teóricos e práticos da terapia intensiva, permitindo o desenvolvimento do diagnóstico cinesiológico funcional respiratório e de projetos terapêuticos voltados para os pacientes portadores de lesões e/ou doenças graves e instáveis, satisfazendo às demandas da saúde funcional, com eficácia e redução importante de riscos.

PÚBLICO ALVO

Fisioterapeutas que tenham interesse em desenvolver e ampliar competências ligadas à área e que busquem um melhor desempenho de suas funções e melhores oportunidades de carreira.

NÚMERO DE VAGAS

25 vagas.

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) – Campus I.

Sábado e domingo (8h às 12h, 13 às 17h) em encontros quinzenais.

Duração: 20 meses.

Previsão de início: abril de 2024

RESULTADOS ESPERADOS

Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

• Elaborar programas de tratamento a partir de uma abordagem global do paciente;
  • Prestar uma assistência humanizada, com conhecimento, informação, atendendo os padrões de qualidade e segurança;
  • Desenvolver o raciocínio crítico em todas as fases da evolução clínica do paciente;
  • Elaborar protocolos e indicadores assistenciais;
  • Atuar de forma interdisciplinar no acompanhamento de pacientes adultos críticos .

DIFERENCIAIS

• Aulas expositivas e discussões de casos clínicos;
  • Contato com protocolos e diretrizes atuais na área;
  • Dispositivos tecnológicos para reabilitação precoce do paciente grave;
  • Corpo docente composto na sua maioria por mestres e doutores;
  • Aulas práticas através de workshops e estágio supervisionado em unidades de terapia intensiva;
  • Horizontalização do conhecimento fisioterapêutico do tratamento clínico à reabilitação, baseado na fisiologia, fisiopatologia e avaliação do paciente grave.

CONTEÚDO

• Fisiologia cardiopulmonar
  • Fisiopatologia respiratória
  • Fisiopatologia Cardiovascular
  • Monitorização cardiopulmonar
  • Metodologia da pesquisa e bioestatística
  • Oxigenoterapia, aerossolterapia e VAAs
  • Terapia de Expansão Pulmonar
  • Terapia de remoção de Secreção
  • Treinamento muscular inspiratório
  • Ventilação não invasiva
  • Modos ventilatórios básicos,  avançados e monitorização gráfica
  • Ventilação mecânica aplicada às condições especiais e desmame da VM
  • Neurointensivismo
  • Fisioterapia em terapia intensiva neonatal
  • Fisioterapia em terapia intensiva pediátrica
  • Avaliação funcional e mobilização do doente crítico
  • Estágio prático supervisionado
  • Trabalho de Conclusão de Curso

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

• No Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.

Inscrição