Especialização em Neuropsicopedagogia

NOME: Eliana Wanessa Lima Tabosa

TITULAÇÃO:  Mestre

 

SOBRE O CURSO

A proposta da especialização é oferecer uma visão global sobre a Neuropsicopedagogia enquanto ciência transdisciplinar que estuda o sistema nervoso com enfoque no processo de aprendizado e seu funcionamento, buscando identificar, prevenir, diagnosticar e tratar possíveis distúrbios que interfiram na aprendizagem. O especialista em Neuropsicopedagogia alinha em seu trabalho conceitos de Pedagogia e Psicologia Cognitiva para compreender como as funções cerebrais condicionam o processo de aprendizagem. O neuropsicopedagogo trabalha com a reabilitação e prevenção de problemas de aprendizagem.

 

APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS

Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

 

- Observar, identificar e analisar no ambiente escolar, as questões relacionadas ao desenvolvimento humano do aluno nas áreas motora, cognitiva e comportamental;

- Avaliar, intervir e acompanhar o indivíduo com dificuldades de aprendizagens, transtornos, síndromes ou altas habilidades que causam prejuízos na aprendizagem escolar e social, através de um plano de intervenção específico;

- Criar estratégias que viabilizem o desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno;

- Elaborar pareceres e relatórios técnicos;

 

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Aulas expositivas e discussões de casos clínicos;

  • Professores de referência na área de conhecimento;

  • Estágio;

  • Contato com protocolos e diretrizes atuais na área;

  • Aulas práticas através de workshops

  • Laboratórios específicos

 

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).

Sábados, (8h às 17h) em encontros quinzenais.

Duração: 20 meses.

Início: março de 2022.

 

4. PÚBLICO ALVO

Profissionais.

O curso destina-se aos graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e profissionais da saúde e educação em geral.

 

NÚMERO DE VAGAS

30 vagas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução a Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica

Fundamentos da Neurologia

Bases Neurobiológicas da Aprendizagem

Transtornos Psiquiátricos na Infância e Adolescência

Condutas Típicas da Educação Inclusiva

Laboratório Neuropsicopedagógico – Intervenções Através de Jogos

Neurofarmacologia e suas Implicações da Aprendizagem

Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem

Avaliação e Intervenção em Linguagem – Leitura e Escrita

Avaliação e Intervenção em Matemática

Orientação à Atividade Prática Clínica – Anamnese

Metodologia Científica

Psicomotricidade e Aprendizagem

Neuropsicologia

Estágio

Trabalho de Conclusão de Curso

 

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

  • No Trabalho de Conclusão de Curso;

  • Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;

  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

 

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.

Pré-Inscrição