NOME: Eliana Wanessa Lima Tabosa
TITULAÇÃO: Mestre
SOBRE O CURSO
A proposta da especialização é oferecer uma visão global sobre a Neuropsicopedagogia enquanto ciência transdisciplinar que estuda o sistema nervoso com enfoque no processo de aprendizado e seu funcionamento, buscando identificar, prevenir, diagnosticar e tratar possíveis distúrbios que interfiram na aprendizagem. O especialista em Neuropsicopedagogia alinha em seu trabalho conceitos de Pedagogia e Psicologia Cognitiva para compreender como as funções cerebrais condicionam o processo de aprendizagem. O neuropsicopedagogo trabalha com a reabilitação e prevenção de problemas de aprendizagem.
APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS
Ao fim do curso, o aluno estará apto a:
- Observar, identificar e analisar no ambiente escolar, as questões relacionadas ao desenvolvimento humano do aluno nas áreas motora, cognitiva e comportamental;
- Avaliar, intervir e acompanhar o indivíduo com dificuldades de aprendizagens, transtornos, síndromes ou altas habilidades que causam prejuízos na aprendizagem escolar e social, através de um plano de intervenção específico;
- Criar estratégias que viabilizem o desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno;
- Elaborar pareceres e relatórios técnicos;
DIFERENCIAIS DO CURSO
Aulas expositivas e discussões de casos clínicos;
Professores de referência na área de conhecimento;
Estágio;
Contato com protocolos e diretrizes atuais na área;
Aulas práticas através de workshops
Laboratórios específicos
LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO
Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
Sábados, (8h às 17h) em encontros quinzenais.
Duração: 20 meses.
Início: abril de 2024.
4. PÚBLICO ALVO
Profissionais.
O curso destina-se aos graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e profissionais da saúde e educação em geral.
NÚMERO DE VAGAS
30 vagas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução a Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica
Fundamentos da Neurologia
Bases Neurobiológicas da Aprendizagem
Transtornos Psiquiátricos na Infância e Adolescência
Condutas Típicas da Educação Inclusiva
Laboratório Neuropsicopedagógico – Intervenções Através de Jogos
Neurofarmacologia e suas Implicações da Aprendizagem
Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem
Avaliação e Intervenção em Linguagem – Leitura e Escrita
Avaliação e Intervenção em Matemática
Orientação à Atividade Prática Clínica – Anamnese
Metodologia Científica
Psicomotricidade e Aprendizagem
Neuropsicologia
Estágio
Trabalho de Conclusão de Curso
CRONOGRAMA DE AULAS
O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
No Trabalho de Conclusão de Curso;
Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.
OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.