Especialização em Neuropsicopedagogia

NOME: Eliana Wanessa Lima Tabosa

TITULAÇÃO:  Mestre

 

SOBRE O CURSO

A proposta da especialização é oferecer uma visão global sobre a Neuropsicopedagogia enquanto ciência transdisciplinar que estuda o sistema nervoso com enfoque no processo de aprendizado e seu funcionamento, buscando identificar, prevenir, diagnosticar e tratar possíveis distúrbios que interfiram na aprendizagem. O especialista em Neuropsicopedagogia alinha em seu trabalho conceitos de Pedagogia e Psicologia Cognitiva para compreender como as funções cerebrais condicionam o processo de aprendizagem. O neuropsicopedagogo trabalha com a reabilitação e prevenção de problemas de aprendizagem.

 

APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS

Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

 

- Observar, identificar e analisar no ambiente escolar, as questões relacionadas ao desenvolvimento humano do aluno nas áreas motora, cognitiva e comportamental;

- Avaliar, intervir e acompanhar o indivíduo com dificuldades de aprendizagens, transtornos, síndromes ou altas habilidades que causam prejuízos na aprendizagem escolar e social, através de um plano de intervenção específico;

- Criar estratégias que viabilizem o desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno;

- Elaborar pareceres e relatórios técnicos;

 

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Aulas expositivas e discussões de casos clínicos;

  • Professores de referência na área de conhecimento;

  • Estágio;

  • Contato com protocolos e diretrizes atuais na área;

  • Aulas práticas através de workshops

  • Laboratórios específicos

 

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).

Sábados, (8h às 17h) em encontros quinzenais.

Duração: 20 meses.

Início: abril de 2024.

 

4. PÚBLICO ALVO

Profissionais.

O curso destina-se aos graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e profissionais da saúde e educação em geral.

 

NÚMERO DE VAGAS

30 vagas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução a Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica

Fundamentos da Neurologia

Bases Neurobiológicas da Aprendizagem

Transtornos Psiquiátricos na Infância e Adolescência

Condutas Típicas da Educação Inclusiva

Laboratório Neuropsicopedagógico – Intervenções Através de Jogos

Neurofarmacologia e suas Implicações da Aprendizagem

Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem

Avaliação e Intervenção em Linguagem – Leitura e Escrita

Avaliação e Intervenção em Matemática

Orientação à Atividade Prática Clínica – Anamnese

Metodologia Científica

Psicomotricidade e Aprendizagem

Neuropsicologia

Estágio

Trabalho de Conclusão de Curso

 

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

  • No Trabalho de Conclusão de Curso;

  • Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;

  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

 

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.

Inscrição

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support