Especialização em Mediação e Conciliação

SOBRE O CURSO

A Especialização em Mediação e Conciliação busca oferecer estudos avançados e profundos com respeito à teoria e prática da resolução de conflitos. Objetiva ainda trazer os conhecimentos e técnicas mais atuais, em um ambiente de discussão acadêmica que visa o desenvolvimento do aluno com vistas à futura atuação na área. É voltado para profissionais de quaisquer áreas (Direito, Psicologia, Administração, História, Pedagogia, Serviço Social, etc.) e alunos do 10 período interessados em iniciar a pós-graduação. O curso tem perfil internacional, trazendo professores renomados de fora do país, além de outros estados. É focado na pesquisa na área, enfatizando a produção do conhecimento por parte dos alunos e o desenvolvimento da crítica e intervenção social.

APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS

Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

• Atuar na seara da resolução de conflitos;
  • Desenvolver pesquisas acadêmicas, contribuindo para o debate em torno da mediação e conciliação;
  • Potencializar a aptidão para a docência nas disciplinas afins, com o Estágio de Docência;
  • Publicar os trabalhos produzidos na especialização em revistas acadêmicas especializadas.

DIFERENCIAIS DO CURSO

• Aulas expositivas e discussões de casos;
  • Professores internacionais convidados para os módulos;
  • Estímulo à autonomia da pesquisa;
  • Parte da carga-horária na modalidade semipresencial dedicada ao estudo e aprofundamento dos temas discutidos em sala
  • Estágio de Docência;
  • Seminários de Pesquisa e interação com os alunos graduandos.

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).

Sábados, (8h às 17h) em encontros quinzenais.

Duração: 18 meses.

Início: abril de 2024.

1. PÚBLICO ALVO

Bacharéis em Direito, Psicologia, Serviço Social, Administração, Psicanalistas, Pedagogia, História e outras Ciências Humanas. O curso contempla o perfil de profissionais que lidam com questões ligadas à resolução de conflitos, administração escolar, administração pública, administração de empresas, profissionais do judiciário, dentre outras.

NÚMERO DE VAGAS

25 vagas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Teorias da Mediação

Teoria dos Jogos

Aspectos legais da Mediação e Conciliação

Teorias da Comunicação e Prática do Discurso

História da Resolução dos Conflito

Justiça Restaurativa e Mediação em Conflitos Internacionais

Processo de Mediação (estrutura, teoria e prática)

Mediação e Ferramentas Sistêmicas (Com foco em Constelação Familiar)

Psicanálise e Mediação de Conflitos

Mediação Escolar e Comunicação Não-Violenta

Mediação Empresarial e Trabalhista

Ética e Mediação

Metodologia Científica

Prática de mediação

Visitas Técnicas

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

• No Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.

Inscrição