Especialização em Hematologia e Hemoterapia

DESCRIÇÃO

A Hematologia e Hemoterapia é a especialidade responsável por investigar, diagnosticar e tratar os distúrbios do sangue, sejam eles benignos ou malignos do ponto de vista patológico, e por todos os procedimentos relacionados à transfusão de sangue. A instituição Asces-Unita motiva-se a oferecer uma especialização nesta área devido ao know-how da equipe de docentes bem como a inexistência de uma pós-graduação Lato sensu em Hematologia e Hemoterapia fora da capital pernambucana. Além disso, vislumbra-se explorar os potenciais de trabalho e aprendizagem multidisciplinar e multiprofissional, estreitar e fomentar as relações interinstitucionais entre a Pós-graduação da Asces-Unita e os serviços de saúde com os quais já existe um histórico de colaboração (tais como HEMOPE-Recife, HEMOPE-Caruaru, Hospital Regional do Agreste, FUSAM, Hospital Mestre Vitalino, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães) e perspectivas de novos convênios tais como com a HEMOBRAS.

PÚBLICO ALVO

Biomédicos, Farmacêuticos-Bioquímicos, Enfermeiros e Médicos que tenham interesse em desenvolver e ampliar competências ligadas à área.

NÚMERO DE VAGAS

25 vagas.

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) – Campus I.

Sábados e Domingos, (8h às 17h) em encontros mensais.

Duração: 20 meses.

Previsão de início: abril de 2024.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Ampliar e atualizar conhecimentos em Hematologia Laboratorial e Hemoterapia dos profissionais que atuam ou pretendem atuar no diagnóstico hematológico, capacitando-os para o desempenho e interpretação das técnicas aplicadas a área.
  • Suprir demanda de egressos dos Cursos de Saúde da IES;
  • Atender e suprir demanda de profissionais de saúde da região agreste
  • Capacitar profissionais de saúde para serviços de hemoterapia

DIFERENCIAIS

Esta proposta se diferencia por apresentar uma abordagem biotecnológica na indústria de hemoderivados e por apresentar uma proposta de vivência da prática hospitalar hemoterápica. Para tanto, estreitaremos as parcerias com estabelecimentos e instituições de saúde com os quais já existem convênios firmados e ativos. Registramos o fato de que não há, no interior do Estado e adjacências, nenhum curso de especialização Lato sensu que tenha a Hematologia e Hemoterapia como foco de estudo.

CONTEÚDO

Hematopoiese

Biossegurança e Controle de qualidade

Série Eritrocitária

Série Leucocitária

Série Plaquetária e Hemostasia

Interpretação do Hemograma

Metodologia Científica

Oncohematologia I

Oncohematologia II

Imunohematologia

Estágio Supervisionado

Sorologias

Biologia Molecular / Citogenética

Produção de Hemocomponentes e hemoderivados

Metodologia do Trabalho Acadêmico

Estágio Supervisionado

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

  • No Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.

Inscrição

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support