Especialização em Gestão, Coordenação e Orientação Educacional

COORDENADORA: Eliana Wanessa Lima Tabosa

TITULAÇÃO:  Mestre

SOBRE O CURSO

A proposta da especialização tem como foco a formação e/ou atualização do coordenador pedagógico, gestor escolar e orientador educacional numa perspectiva crítico, reflexiva e investigativa em educação. O curso tem a finalidade de formar profissionais que elaborem, articulem, inovem projetos educativos, na congregação dos valores coletivos e pela imbricação dos diversos campos do saber que compõem a organização curricular. Assim, este profissional desenvolverá competências para resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades que visem a melhoria e a qualidade do processo de organização, coordenação, planejamento e gestão do trabalho pedagógico dos espaços educativos.

APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS

Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

•  Compreender na atualidade, as dimensões de gestão e coordenação pedagógica  da educação para o futuro

•  Desenvolver a capacidade de liderar equipes de profisionais educadores, tendo em vista o compromisso com a gestão democratica da escola;

•  Formar profissionais comprometidos com as novas demandas impostas à educação decorrente da revolução tecnológica.

DIFERENCIAIS DO CURSO

• Aulas expositivas e discussões;
  • Professores de referência na área de conhecimento;
  • Utilização de metodologias ativas;
  • Aulas práticas através de workshops;
  • Laboratório específico.

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).

Sábados, (8h às 17h) em encontros quinzenais.

Duração: 20 meses.

Início: abril de 2024.

1. PÚBLICO ALVO

O curso destina-se aos graduados em Licenciatura, profissionais da educação, gestores, professores, coordenadores, educadores de apoio, planejadores, orientadores educacionais e profissionais de áreas afins que atuam ou pretendem atuar em espaços educativos.

NÚMERO DE VAGAS

30 vagas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Gestão de Pessoas e Relações Interpessoais na Escola;

Políticas Públicas de Educação;

Avaliação Institucional e da Aprendizagem;

Currículo e Projeto Político Pedagógico;

Metodologia da Pesquisa;

Coordenação Pedagógica e Formação de Professores;

Aprendizagem na Perspectiva das Teorias Psicogenéticas;

Gestão Escolar e Políticas de Financiamento;

Organização do Trabalho Pedagógico e as Novas Tecnologias na Educação;

Gestão e Mecanismos Democratizadores da Escola;

Paradigmas da Gestão e Orientação Educacional;

Projetos e Inovação Educacional;

Educação Inclusiva;

Gestão de Equipes e Sistema de Liderança;

TCC.

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

• No Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.

Inscrição