COORDENADORA: Eliana Wanessa Lima Tabosa
TITULAÇÃO: Mestre
SOBRE O CURSO
A proposta da especialização tem como foco a formação e/ou atualização do coordenador pedagógico, gestor escolar e orientador educacional numa perspectiva crítico, reflexiva e investigativa em educação. O curso tem a finalidade de formar profissionais que elaborem, articulem, inovem projetos educativos, na congregação dos valores coletivos e pela imbricação dos diversos campos do saber que compõem a organização curricular. Assim, este profissional desenvolverá competências para resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades que visem a melhoria e a qualidade do processo de organização, coordenação, planejamento e gestão do trabalho pedagógico dos espaços educativos.
APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS
Ao fim do curso, o aluno estará apto a:
- Compreender na atualidade, as dimensões de gestão e coordenação pedagógica da educação para o futuro
- Desenvolver a capacidade de liderar equipes de profisionais educadores, tendo em vista o compromisso com a gestão democratica da escola;
- Formar profissionais comprometidos com as novas demandas impostas à educação decorrente da revolução tecnológica.
DIFERENCIAIS DO CURSO
- Aulas expositivas e discussões;
- Professores de referência na área de conhecimento;
- Utilização de metodologias ativas;
- Aulas práticas através de workshops;
- Laboratório específico.
LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO
Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
Sábados, (8h às 17h) em encontros quinzenais.
Duração: 20 meses.
Início: abril de 2024.
- PÚBLICO ALVO
O curso destina-se aos graduados em Licenciatura, profissionais da educação, gestores, professores, coordenadores, educadores de apoio, planejadores, orientadores educacionais e profissionais de áreas afins que atuam ou pretendem atuar em espaços educativos.
NÚMERO DE VAGAS
30 vagas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Gestão de Pessoas e Relações Interpessoais na Escola;
Políticas Públicas de Educação;
Avaliação Institucional e da Aprendizagem;
Currículo e Projeto Político Pedagógico;
Metodologia da Pesquisa;
Coordenação Pedagógica e Formação de Professores;
Aprendizagem na Perspectiva das Teorias Psicogenéticas;
Gestão Escolar e Políticas de Financiamento;
Organização do Trabalho Pedagógico e as Novas Tecnologias na Educação;
Gestão e Mecanismos Democratizadores da Escola;
Paradigmas da Gestão e Orientação Educacional;
Projetos e Inovação Educacional;
Educação Inclusiva;
Gestão de Equipes e Sistema de Liderança;
TCC.
CRONOGRAMA DE AULAS
O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
- No Trabalho de Conclusão de Curso;
- Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
- Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.
OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.