COORDENADORA: Eliana Wanessa Lima Tabosa
TITULAÇÃO: Mestre
SOBRE O CURSO
A proposta da especialização é oferecer uma visão integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. O curso tem a finalidade de desenvolver a formação de um profissional com postura crítica, reflexiva e investigativa, capaz de contribuir na construção de projetos educativos que, reconhecem as crianças como sujeitos sociais, culturais e históricos, suas necessidades, desejos e direitos. Assim, o especialista em educação infantil desenvolve competências e habilidades para regência e acompanhamento do trabalho pedagógico em creches e pré-escolas.
APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS
Ao fim do curso, o aluno estará apto a:
ü Compreender a organização da escola de Educação Infantil;
ü Elaborar e analisar dinâmicas didáticas que lhes permitam tomar decisões no âmbito de planejamento, metodologia e avaliação de situações significativas de aprendizagem;
ü Criar alternativas pedagógicas valorizando a organização curricular, a criança e suas singularidades.
DIFERENCIAIS DO CURSO
- Aulas expositivas e discussões;
- Professores de referência na área de conhecimento;
- Utilização de metodologias ativas;
- Aulas práticas através de workshops;
- Laboratório específico.
LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO
Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
Sábados, (8h às 17h) em encontros quinzenais.
Duração: 20 meses.
Início: outubro de 2022.
- PÚBLICO ALVO
O curso destina-se aos graduados em Pedagogia, Psicologia e Normal Superior com interesse em aprofundar seus estudos sobre as questões teórico-metodológicas que orientam a prática pedagógica na Educação Infantil.
NÚMERO DE VAGAS
30 vagas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Fundamentos da Educação da Infância;
Educação Socioemocional da Criança;
Propostas Pedagógicas para Educação Infantil;
Políticas Públicas para Infância;
Educação de Bebês em Creches;
Psicomotricidade;
Linguagem, Literatura, e Cultura Escrita na Educação Infantil;
A Criança e a Matemática;
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil;
Arte na Educação Infantil;
Metodologia da Pesquisa;
Psicologia Evolutiva e Aprendizagem;
Inclusão na Educação Infantil;
Avaliação na Educação Infantil;
TCC.
CRONOGRAMA DE AULAS
O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
- No Trabalho de Conclusão de Curso;
- Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
- Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.
OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.