Especialização em Democracia e Direitos Sociais no Brasil

SOBRE O CURSO

A história do Brasil é permeada de rupturas democráticas, que institui um Estado de exceção e afeta diretamente a construção dos direitos e políticas sociais. Assim, o curso objetiva contribuir para análise de estratégias utilizadas e impactos sociais promovidos pelas rupturas do modelo democrático brasileiro, a partir da teoria política e formação histórico-social.

PÚBLICO ALVO

Curso voltado para profissionais das Ciências Humanas e Saúde, como Serviço Social, Direito, Administração Pública, História, Pedagogia, Psicologia, Saúde Coletiva Psicologia e demais profissionais.

NÚMERO DE VAGAS - 20 vagas (mínimo).

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) - Campus I.

Sábado, (8h às 17h) em encontros quinzenais.

Duração: 18 meses.

Previsão de início: abril de 2024

RESULTADOS ESPERADOS

Ao fim do curso, o/a aluno/a estará apto/a a:

• Interpretar o modelo democrático brasileiro e os direitos sociais em tempos de rupturas democráticas;
  • Compreender as estratégias políticas utilizadas para promoção de rupturas democráticas;
  • Analisar as mudanças e impactos diretos e indiretos na vida do povo brasileiro;
  • Criar habilidades voltadas para ações políticas, no âmbito institucional e não-institucional.

DIFERENCIAIS

• Aulas expositivas e discussões de dados;
  • Multidisciplinaridade do corpo docente, composto por profissionais das Ciências Sociais, Serviço Social, História, Geografia, Direito, Ciência Política e Comunicação;
  • Atualidade do conteúdo diante da deposição da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Perspectivas Teóricas sobre Democracia

Modelo Democrático e a Constituição de 1988

Direitos Sociais e Cidadania

Movimentos Sociais e democratização

Questão Agrária e Urbana

Questão Racial e Racismo

Questão Regional e Nordeste

Instituições Políticas

Comunicação e Mídias Sociais

Conservadorismo e Nova Direita

Desmonte das Políticas Sociais

Políticas geracionais: Juventude e Envelhecimento

Gênero, Diversidade Sexual e Relações Étnico-Raciais

Adoecimento e Saúde Mental

Metodologia da Pesquisa

Trabalho de Conclusão de Curso

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

• No Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.

Inscrição