DESCRIÇÃO
A Constituição Federal de 1988 promoveu uma profunda descentralização do poder político no Brasil em comparação com outros arranjos federais ao redor do mundo. Nesse contexto, o município se tonoulocus da experiência democrática ao se tornar um importante ator político no federalismo brasileiro. Na esteira deste processo, o legislativo municipal também assumiu um papel relevante na formação das Assembleias estaduais e até mesmo para os cargos da Câmara dos Deputados. Prefeitos e vereadores tornaram-se atores políticos relevantes no jogo político estadual dentro do município, no sentido que atuam como representantes do povo e exercem importante papel fiscalizador na esfera municipal, cumprindo importante papel como um dos mecanismos de checks and balances previstos pela carta magna. Diante deste quadro local torna-se relevante o aprofundamento nos conhecimentos de estratégia eleitoral para que estes atores levem em conta todos os cenários e estratégias na construção de um processo político. Além disso, as estratégias locais estão diretamente integradas aos cenários estaduais e nacionais, criando um imbrincado jogo de interdependência entre as diversas esferas políticas e comportando estratégias distintas para aqueles que almejam a consecução de um objetivo político-eleitoral.
PÚBLICO ALVO
Gestores e legisladores públicos, servidores públicos, candidatos a concurso público, profissionais de empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, graduados em cursos superiores reconhecidos pelo MEC e profissionais da área de consultoria em estratégia política e eleitoral.
NÚMERO DE VAGAS
30 vagas.
LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO
Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) – Campus I.
Sábado, (8h às 17h) em encontros quinzenais.
Duração: 20 meses.
Previsão de início: abril de 2024
RESULTADOS ESPERADOS
O curso de Especialização em Ciência Política e Estratégia Eleitoral da ASCES-UNITA tem como objetivo capacitar os atores políticos para o desenvolvimento de estratégias políticas e eleitorais eficientes no contexto regional.
Qualificar os atores políticos no tocante a teoria política e a compreensão da formação das instituições políticas brasileiras;
Desenvolver as habilidades para a execução do planejamento estratégico nas campanhas eleitorais;
Formar uma visão estratégica em relação ao desenho institucional e aos processos políticos locais;
Estabelecer parceria com os poderes públicos municipais (prefeituras e câmaras) para a capacitação dos atores políticos locais;
Reorientar as plataformas políticas locais com o objetivo de qualificar o debate público e os programas de governo/mandato.
DIFERENCIAIS
O curso de Especialização em Ciência Política e Estratégia Eleitoral da Asces-Unita traz em sua formação a experiência de quase 60 anos da Instituição no Ensino Superior de nossa região. A Asces-Unita é reconhecida pela qualidade dos seus serviços e pela tradição e pioneirismo em nossa região. Além disso, o curso de Especialização está vinculado ao bacharelado em Ciência Política.
CONTEÚDO
Teoria Democrática Clássica, Moderna e Contemporânea | |
Teoria dos Jogos aplicada à Eleições | |
Direito Constitucional | |
Direito Eleitoral | |
Partidos e Sistemas Partidários | |
Sistemas Eleitorais | |
Federalismo e Presidencialismo de Coalizão no Brasil | |
Teoria Democrática Clássica, Moderna e Contemporânea | |
CRONOGRAMA DE AULAS
O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:
- No Trabalho de Conclusão de Curso;
- Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
- Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.
OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas