Especialização em Ciência Política e Estratégia Eleitoral

DESCRIÇÃO

A Constituição Federal de 1988 promoveu uma profunda descentralização do poder político no Brasil em comparação com outros arranjos federais ao redor do mundo. Nesse contexto, o município se tonoulocus da experiência democrática ao se tornar um importante ator político no federalismo brasileiro. Na esteira deste processo, o legislativo municipal também assumiu um papel relevante na formação das Assembleias estaduais e até mesmo para os cargos da Câmara dos Deputados. Prefeitos e vereadores tornaram-se atores políticos relevantes no jogo político estadual dentro do município, no sentido que atuam como representantes do povo e exercem importante papel fiscalizador na esfera municipal, cumprindo importante papel como um dos mecanismos de checks and balances previstos pela carta magna. Diante deste quadro local torna-se relevante o aprofundamento nos conhecimentos de estratégia eleitoral para que estes atores levem em conta todos os cenários e estratégias na construção de um processo político. Além disso, as estratégias locais estão diretamente integradas aos cenários estaduais e nacionais, criando um imbrincado jogo de interdependência entre as diversas esferas políticas e comportando estratégias distintas para aqueles que almejam a consecução de um objetivo político-eleitoral.

PÚBLICO ALVO

Gestores e legisladores públicos, servidores públicos, candidatos a concurso público, profissionais de empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, graduados em cursos superiores reconhecidos pelo MEC e profissionais da área de consultoria em estratégia política e eleitoral.

NÚMERO DE VAGAS

30 vagas.

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) – Campus I.

Sábado, (8h às 17h) em encontros quinzenais.

Duração: 20 meses.

Previsão de início: abril de 2024

RESULTADOS ESPERADOS

O curso de Especialização em Ciência Política e Estratégia Eleitoral da ASCES-UNITA tem como objetivo capacitar os atores políticos para o desenvolvimento de estratégias políticas e eleitorais eficientes no contexto regional.

Qualificar os atores políticos no tocante a teoria política e a compreensão da formação das instituições políticas brasileiras;

Desenvolver as habilidades para a execução do planejamento estratégico nas campanhas eleitorais;

Formar uma visão estratégica em relação ao desenho institucional e aos processos políticos locais;

Estabelecer parceria com os poderes públicos municipais (prefeituras e câmaras) para a capacitação dos atores políticos locais;

Reorientar as plataformas políticas locais com o objetivo de qualificar o debate público e os programas de governo/mandato.

DIFERENCIAIS

O curso de Especialização em Ciência Política e Estratégia Eleitoral da Asces-Unita traz em sua formação a experiência de quase 60 anos da Instituição no Ensino Superior de nossa região. A Asces-Unita é reconhecida pela qualidade dos seus serviços e pela tradição e pioneirismo em nossa região. Além disso, o curso de Especialização está vinculado ao bacharelado em Ciência Política.

CONTEÚDO

Teoria Democrática Clássica, Moderna e Contemporânea
Teoria dos Jogos aplicada à Eleições
Direito Constitucional
Direito Eleitoral
Partidos e Sistemas Partidários
Sistemas Eleitorais
Federalismo e Presidencialismo de Coalizão no Brasil
Teoria Democrática Clássica, Moderna e Contemporânea

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

  • No Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas

Inscrição

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support