Especialização em Ciência Política e Estratégia Eleitoral

DESCRIÇÃO

A Constituição Federal de 1988 promoveu uma profunda descentralização do poder político no Brasil em comparação com outros arranjos federais ao redor do mundo. Nesse contexto, o município se tonoulocus da experiência democrática ao se tornar um importante ator político no federalismo brasileiro. Na esteira deste processo, o legislativo municipal também assumiu um papel relevante na formação das Assembleias estaduais e até mesmo para os cargos da Câmara dos Deputados. Prefeitos e vereadores tornaram-se atores políticos relevantes no jogo político estadual dentro do município, no sentido que atuam como representantes do povo e exercem importante papel fiscalizador na esfera municipal, cumprindo importante papel como um dos mecanismos de checks and balances previstos pela carta magna. Diante deste quadro local torna-se relevante o aprofundamento nos conhecimentos de estratégia eleitoral para que estes atores levem em conta todos os cenários e estratégias na construção de um processo político. Além disso, as estratégias locais estão diretamente integradas aos cenários estaduais e nacionais, criando um imbrincado jogo de interdependência entre as diversas esferas políticas e comportando estratégias distintas para aqueles que almejam a consecução de um objetivo político-eleitoral.

PÚBLICO ALVO

Gestores e legisladores públicos, servidores públicos, candidatos a concurso público, profissionais de empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, graduados em cursos superiores reconhecidos pelo MEC e profissionais da área de consultoria em estratégia política e eleitoral.

NÚMERO DE VAGAS

30 vagas.

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) – Campus I.

Sábado, (8h às 17h) em encontros quinzenais.

Duração: 20 meses.

Previsão de início: outubro de 2022

RESULTADOS ESPERADOS

O curso de Especialização em Ciência Política e Estratégia Eleitoral da ASCES-UNITA tem como objetivo capacitar os atores políticos para o desenvolvimento de estratégias políticas e eleitorais eficientes no contexto regional.

Qualificar os atores políticos no tocante a teoria política e a compreensão da formação das instituições políticas brasileiras;

Desenvolver as habilidades para a execução do planejamento estratégico nas campanhas eleitorais;

Formar uma visão estratégica em relação ao desenho institucional e aos processos políticos locais;

Estabelecer parceria com os poderes públicos municipais (prefeituras e câmaras) para a capacitação dos atores políticos locais;

Reorientar as plataformas políticas locais com o objetivo de qualificar o debate público e os programas de governo/mandato.

DIFERENCIAIS

O curso de Especialização em Ciência Política e Estratégia Eleitoral da Asces-Unita traz em sua formação a experiência de quase 60 anos da Instituição no Ensino Superior de nossa região. A Asces-Unita é reconhecida pela qualidade dos seus serviços e pela tradição e pioneirismo em nossa região. Além disso, o curso de Especialização está vinculado ao bacharelado em Ciência Política.

CONTEÚDO

Teoria Democrática Clássica, Moderna e Contemporânea
Teoria dos Jogos aplicada à Eleições
Direito Constitucional
Direito Eleitoral
Partidos e Sistemas Partidários
Sistemas Eleitorais
Federalismo e Presidencialismo de Coalizão no Brasil
Teoria Democrática Clássica, Moderna e Contemporânea

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obter o certificado ao final do programa, o participante deve ser aprovado:

  • No Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Nas provas e trabalhos realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas

Pré-Inscrição