Pós-Graduação em Ciência da Religião

DESCRIÇÃO

Enquanto universos culturais, as religiões ajudam a construir sentidos e significados para os mais variados âmbitos da experiência humana. Desse modo, o conhecimento do universo religioso ajuda na compreensão do homem e de sua visão do mundo. Justamente por isso, o fenômeno religioso tem ocupado um papel de destaque nos estudos das relações humanas e sociais por meio das Ciências da Religião.

Nessa perspectiva, as Ciências da Religião apresentam-se como um espaço privilegiado para a formação de pesquisadores e agentes culturais e sociais qualificados para a pesquisa e compreensão do fenômeno religioso e para a intervenção cultural e social. De forma inter e multidisciplinar, este âmbito da Ciência temo objetivo de formar de profissionais para a atuação em escolas, instituições públicas ou privadas e nos espaços de práticas religiosas, assessorando a elaboração de Programas e Políticas em que o tema da religião esteja implicado.

PÚBLICO ALVO

Profissionais com formação superior em diversos campos do saber com interesse na investigação em Ciências da Religião.

NÚMERO DE VAGAS

30 vagas.

LOCAL, HORÁRIO E DURAÇÃO DO CURSO

Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) – Campus I.

Sábado, (8h às 17h) em encontros quinzenais.

Duração: 20 meses.

Previsão de início: outubro de 2022

RESULTADOS ESPERADOS

Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

• Iniciar a atividade docente em instituições de ensino de nível superior;
  • Desenvolver a pesquisa sobre o fenômeno religioso nas mais diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais;
  • Produzir pesquisa científica na área de Ciências da Religião;
  • Assessorar escolas, lideranças comunitárias, instituições religiosas, e organizações governamentais e não-governamentais.
  • Fomentar o diálogo com a sociedade sobre temas de interesse, relacionados ao fenômeno religioso.

DIFERENCIAIS

• Aulas expositivas acompanhadas de estudos de casos;
  • Contato com lideranças de grupos religiosos e visitas a comunidades religiosas;
  • Formação para o diálogo interreligioso e formação de campos de trabalho neste âmbito;
  • Corpo docente interinstitucional altamente qualificado;
  • Realização de workshops com profissionais de diversas áreas do conhecimento.

CONTEÚDO

1. Introdução às Ciências da Religião: (20h)
  2.  Didática do Ensino Superior e Diretrizes do Ensino Religioso: (20h)
  3. Metodologia da Pesquisa nas Ciências da Religião: (20h)
  4. Pesquisa e Temas em Ciências da Religião: (20h)
  5. Antropologia da Religião: (20h)
  6. Linguagens e Símbolos Sagrados: (20h)
  7. Movimentos religiosos mundiais: (20h)
  8. Religião, Ética e Política: (20)
  9. Espiritualidade e Neurociência: (20h)
  10. Religião, Estado e Direito: (20h)
  11. Religião e Relações internacionais: (20h)
  12. Religião, Mercado e Mídia: (20h)
  1. Religiões no Brasil: (20h)
  2. O fenômeno do neopentecostalismo no Brasil: (20h)
  1. Diálogo inter-religioso e Fraternidade: (20h online)
  1. Pesquisa em Ciências da Religião I (Construção do projeto): (30h)
  2. Pesquisas em Religião da Religião II (Construção do artigo): (30h)

CRONOGRAMA DE AULAS

O cronograma de aulas será disponibilizado na página do curso cerca de 30 dias antes do início das aulas. Recomenda-se realizar a reserva de hotéis e compra de passagens (aérea ou terrestre) apenas uma semana antes do início das aulas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

• Avaliação processual, compreendendo participação ativa nas aulas e cumprimento das atividades das disciplinas;
  • Nas provas e atividades realizados ao longo de cada disciplina, obter a média de aprovação 7,0 (sete), em uma escala de zero a dez;
  • Frequência mínima em 75% das aulas ministradas em cada disciplina;
  • Trabalho de Conclusão de Curso.

OBSERVAÇÃO: O curso poderá ter data de início modificada caso a turma não preencha o número mínimo de vagas.

Pré-Inscrição