BACHARELADO
NUTRIÇÃO
Profissionais capazes de garantir a segurança alimentar e a atenção dietética de indivíduos e grupos, bem como de interferir criticamente na mudança de estilos de vida pessoais e coletivo à saúde. A partir da visão integral da saúde humana, estará qualificado a propor comportamentos alimentares que promovam e preservam a saúde e o bem-estar individual e coletivo, como também previnem e tratam doenças.
Campo de Atuação
O nutricionista atuará em áreas de alimentação coletiva (restaurantes, escolas, empresas prestadoras de serviços de alimentação; nutrição clínica (hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios, bancos de leite humano, lactários); na saúde coletiva (políticas e programas institucionais, atenção básica e vigilância em saúde); na docência; na indústria de alimentos; em esportes e marketing na área de alimentação e nutrição.
- Duração (mínima/máxima): 04 a 08 anos.
- Situação Legal: Autorizado a funcionar pela Portaria nº 212, do Ministério da Educação, publicada em 28/03/14.
- Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Noite (1ª entrada) / Manhã (2ª entrada).
Qualidade e Tradição
DIFERENCIAIS
A grade curricular está organizada de forma a permitir a integração de conteúdos técnico-científicos em todas as áreas do campo da Nutrição, com uma ampla formação ligada diretamente às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde - SUS.
SOBRE O CURSO
O nutricionista é o profissional capaz de definir estratégias de âmbito individual e coletivo que promovam saúde e previnam doenças através da alimentação, em todas as fases de vida. O curso de nutrição da Asces-Unita, com 3.540 horas, distribuídas em 4 anos, visa contribuir para a qualidade de vida da população através da formação de profissionais com qualificação técnica, científica e humana.
Os componentes curriculares distribuídos de forma semestral estão organizados relacionando teoria e prática ao longo de todo o curso, permitindo ao aluno vivenciar a prática a partir do sexto semestre.
O egresso do curso de Nutrição terá a oportunidade de se integrar a diversos programas de extensão desenvolvidos pela faculdade, grupos de pesquisas dentro e fora da instituição e atividades dentro dos serviços de saúde aos quais estarão atuando.
A graduação da Asces-Unita possibilita o conhecimento de Nutrição Funcional, Nutrição em Atividade Física e Esporte e Fundamentos de Fitoterapia através da inserção destas disciplinas em sua matriz curricular obrigatória.
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região.
Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação.
Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.
O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.
Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.
Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.
Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.
As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho.
A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.
O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.
O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar.
Bem-vindos!
Em atualizações...
PROFESSORES, DISCIPLINAS E LATTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO
Coordenação do Curso: Profª Alaíde Amanda da Silva
DOCENTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO | |||||
NOME | TITULAÇÃO | REGIME | DISCIPLINAS | EXPERIÊNCIA DOCENTE SUPERIOR (anos) | EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL |
Alaíde Amanda da Silva http://lattes.cnpq.br/9338522449702886 | Mestrado profissional em andamento em Educação para o Ensino na Área da Saúde 2022 e ESPECIALIZAÇÃO EM RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO BÁSICA Graduada em Nutrição | Parcial | Intodução a Ciência da Nutrição; Epidemiologia e Bioestatística; Ética e Bioética; Educação Alimentar e Nutricional; Pesquisa aplicada à saúde; Introdução à Saúde Coletiva; Nutrição e Saúde Coletiva | 4 anos | Residência em Atenção Básica/ Saúde da Família pela ASCES/UNITA (2018). Atuação em Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) (2019). Atuação na coordenação do setor de Nutrição do Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe (2021). Mestranda do programa de Mestrado em Educação para o Ensino na área da Saúde. Atualmente é coordenadora e docente do curso de Nutrição da ASCES e tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família da ASCES. |
Franklin B. Magalhães http://lattes.cnpq.br/2141907570683797 | Pós-Doutorado Biotecnologia Doutor em Imunologia Mestre em Imunologia Graduado em Ciências Biológicas (modalidade Biomédica) | Integral | Imunologia | 21 anos | Pesquisador visitante da Fundação Osvaldo Cruz por 3 anos no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães; Pesquisador DTI1A do CNPq; Pesquisador colaborador do grupo de pesquisa BIOMOLTRYP CPqAM/FIOCRUZ, Pesquisador do grupo de pesquisa GBIOTEC da ASCES-UNITA; Coordenador do curso de Biomedicina da ASCES-UNITA; Coordenador e Responsável Tecnico do Laboratório Escola da ASCES-UNITA. |
Gêssyca Adryene Menezes http://lattes.cnpq.br/7703567589567885 | Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Especialização em andamento em Acupuntura Tradicional Chinesa Graduada em Fisioterapia | Horista | Anatomia Humana | 11 anos | Experiência com ginástica laboral para diversas faixas etárias; Terapeuta holística atuando com diversas técnicas e áreas como: Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura, Auriculoacupuntura e Ventosaterapia, dentre outras), Aromaterapia, Massoterapia, Ginecologia natural, Cromoterapia, Fitoterapia, EFT e etc; Foi docente no Centro de Formação Técnica (CFT) da ASCES-UNITA. Integra o corpo docente, na graduação, dos cursos de Nutrição, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física e Odontologia na ASCES-UNITA. Já foi docente concursada na UFPE/CAV (2013-2015) e docente na UNIFAVIP - DeVry (2015) ministrando Anatomia Humana nos cursos de Nutrição. Atualmente coordena o grupo de monitores de Anatomia Humana e o projeto de extensão PROEPICOM na Asces-Unita. É sócia-proprietária do consultório de Práticas Integrativas e Complementares Spazzio Fenice. |
Hannah Miranda Morais http://lattes.cnpq.br/3684640256536006 | Doutorado em andamento em Administração Mestre em Administração Graduada em Design e Administração com ênfase em marketing de moda | Parcial | Opativa I- Introdução ao Empreendedorismo | 6 anos | Doutoranda na linha de pesquisa em organização e sociedade, no programa da Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD), da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de MTI I em Marketing. Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente no Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES - UNITA. |
José Veridiano dos Santos http://lattes.cnpq.br/0037904542742074 | Mestre em História Especialização em Sociologia Graduado em Ciências Sociais | Horista | Filosofia e Socioantropologia da Saúde | 18 anos | Professor de História e Filosofia e Coordenador de Ciências Humanas da educação básica na rede particular de Caruaru. Experiência no desenvolvimento de projetos com foco em aprendizagens significativas para a construção de competências e habilidades educacionais no Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Atua, também, como professor nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia nas disciplinas de Antropologia, História e sociologia da Saúde. |
Juliana Lúcia de Albuquerque Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/2309690201995834 | Doutor em Inovação Terapêutica Mestre em Inovação Terapêutica Especialização em Gestão em Saúde em Citologia Clínica Graduada em Biomedicina | Parcial | Patologia Geral | 12 anos | Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: eosina, hematoxilina, fibroadenoma, európio e lectinas. |
Larissa dos Santos Souza Lima http://lattes.cnpq.br/6607391767957041 | Mestrado em Gerontologia e Especialização em Residência em Nutrição Clínica Graduação em Nutrição | Horista | Fisiologia Humana; Fisiologia da Nutrição; Fisiopatologia da Nutrição I e II; Nutrição Clinica I e II; Nutrição Esportiva | 3 anos | Nutricionista Clínica Hospitalar na Unimed Recife (2015). Nutricionista Clínica no Hospital dos Servidores do Estado (2019). Nutricionista Clínica no Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Câmara (2020). Especialista em Nutrição Clínica pelo programa de Residência da UFPE. Docente e tutora da Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos da ASCES/UNITA. |
Lígia Maria de Oliveira Lima Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/2203297432855257 | Mestre em Ciências da Saúde Especializações em Ciências do Alimentos e Fisiologia Humana, em Nutrição Clínica Funcional e em Clínica e Terapêutica Nutricional Graduada em odontologia e em Nutrição | Horista | Avaliação do Estado Nutricional; Alimentação, Nutrição e Estágios de Vida | 15 anos | Nutricionista em Clínica privada; membro de equipe multidisciplinar em Cirurgia Bariátrica, Nutricionista da Secretaria de saúde do Estado de Pernambuco lotada no AME idoso Caruaru |
Risonildo Pereira Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5101464809103899 | Mestre em Ciências Farmacêuticas Especialização em Analises Clinicas e em Farmácia Clínica com Habilitação em Prescrição Farmacêutica Graduado em Farmácia | Parcial | Farmacologia Aplicada à Nutrição; Microbiologia e Parasitologia; Fundamentos em Fitoterapia | 17 anos | Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Analise Biológica e Microbiológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde humana, Staphylococcus, resistência bacteriana, aureus e plantas medicinais. |
Taís Helena Gouveia Rodrigues http://lattes.cnpq.br/9597811153534762 | 2021 Doutorado em andamento em Nutrição Mestrado em PPG em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica Especialização em Nutrição Clínica Graduação em Nutrição | Parcial | Bioquímica; Bioquímica dos Alimentos; Bromatologia e Nutrição; Técnica Dietética; Gestão em Alimentação Coletiva I e II; Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos | 5 anos | Docente do Centro Técnico Macêdo de Amorim (CTMA) - 1 ano e 6 meses. Docente no Centro Universitário FACOL - 6 meses. Docente do curso de Nutrição ASCES/ UNITA. Supervisora e Orientadora de Estágios curriculares. Membro do Comitê Científico da ASCES/UNITA. |
Tamara de Carli da C. Lima http://lattes.cnpq.br/5368808460177920 | Doutor em Genética Mestre em Genética Graduada em Farmácia e em Ciências Biomédicas | Parcial | Citologia, Histologia e Embriologia; Genética básica | 13 anos | Pesquisadora Visitante do Instituto Aggeu Magalhães Fiocruz/PE, Pesquisadora Lider do grupo de Pesquisa em Biotecnologia da Asces Unita, Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Pesquisas em Plantas Medicinais da Asces Unita, Supervisora de estágio em Análises Clínicas, Banco de Sangue e Biotecnologia |
Atualizado em 18/07/2024
Notícias
Fique antenado nas novidades do curso de Nutrição da Asces-Unita
- II Feira de Inovação em Tecnologia Alimentar movimentou o campus
maio 22, 2024
- Novo Projeto de Extensão com vagas abertas
setembro 18, 2023
- Dia do Nutricionista teve ação para os estudantes da Asces-Unita
setembro 2, 2022
- Nutrição realiza atividade prática na academia Estação Saúde
março 22, 2022
- Curso de Nutrição promove atendimentos no campus II
outubro 26, 2021
Preencha o formulário ao lado para receber conteúdos dedicados ao curso.