Uma pesquisa divulgada no congresso mundial da ADA (American Diabetes Association), na última semana, em São Francisco, sustenta que diabéticos que controlam baixos níveis de açúcar no sangue contribuem para reduzir os riscos de morte por doenças no coração. O estudo, batizado de "Advance", foi realizado com 11.140 diabéticos do tipo 2 com risco ou histórico de problemas cardíacos.

De acordo com o estudo, manter este nível reduz em 12% o risco de morte por problemas cardíacos, em 14% a possibilidade de desenvolverem problemas macrovasculares (coração) e em 6% de serem microvasculares (em pequenos vasos, como retina e rins).
A pesquisa foi realizada entre 2003 e 2008 pelo George Institute for International Health, de Sydney, na Austrália.

As conclusões contestam um estudo do governo norte-americano publicado em fevereiro, que afirmou ter detectado mais mortes por eventos cardíacos em pacientes que tiveram o índice glicêmico controlado em 6,4%. O estudo "Accord", feito com 10 mil portadores de diabetes do tipo 2 e divulgado em fevereiro de 2008, concluiu que o controle glicêmico em 6,4% aumentou o risco de morte. Os pesquisadores chegaram a interromper a pesquisa por causa do índice de mortes considerado alto.

Com informações da Folha Online.