O fisioterapeuta é um profissional da área de saúde que exerce atividades voltadas para a prevenção, promoção, restauração e reabilitação funcional da saúde da população, tendo em seu dia-a-dia um contato bastante próximo com os usuários do serviço, bem como com outros profissionais da área, integrando equipes multidisciplinares.

O pricipal objeto de estudo da Fisioterapia é o movimento humano, buscando preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções corporais, utilizando para esta finalidade recursos físicos, tais como o calor, a água, a eletricidade e o exercício físico.

É uma profissão que exige constante atualização acerca do desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde; além da compreensão e atuação nos aspectos psicossociais e culturais que interferem no processo saúde-doença.

Opções de Carreira e Mercado de Trabalho:
O fisioterapeuta tem à sua disposição um amplo mercado de trabalho. Além de prestar atendimentos nos espaços tradicionais, como consultórios, hospitais, clínicas e centros de reabilitação, pode ainda trabalhar em clubes, casas de repouso geriátrico, creches e instituições de ensino, ou em programas de saúde pública.

A sua atuação engloba, dentre outras, a prevenção e o tratamento de lesões osteomusculares; doenças cardiorrespiratórias; alterações do desenvolvimento da criança; doenças crônico-degenerativas que acometem os idosos; acompanhamento de gestantes e disfunções gênito-urinárias; recuperação de acidentados com comprometimento neurológico e traumático; doenças ocupacionais; pacientes lesionados por queimaduras e condutas com finalidade estética.

O profissional formado em fisioterapia pode se especializar em várias áreas, tais como: Fisioterapia Neurofuncional; Pediátrica, Traumato-ortopédica; Desportiva; Geriátrica, Cardio-vascular;  Pneumofuncional; Uro-Gineco-obstetrícia; Dermato-funcional/estética, Saúde Ocupacional; Saúde Coletiva; entre outras.

O curso de Fisioterapia da ASCES possui uma dinâmica curricular que aborda disciplinas teórico-práticas com complexidade crescente, buscando aproximar a formação profissional da realidade social, através do desenvolviemnto de atividades na comunidade externa, em laboratórios modernizados e na Clínica-escola localizada no Campus Tabosa de Almeida, onde é prestado atendimento à população, em práticas realizadas pelos estudantes sob supervisão de professores especializados. O último ano do curso é voltado para o estágio curricular supervisionado, na clínica–escola, bem como em instituições conveniadas.

O Perfil do Profissional:
– Capacidade de elaborar o diagnóstico fisioterapêutico, além de interpretar laudos e exames propedêuticos e complementares
– detectar alterações cinético-funcionais apresentadas
– Prescrever, baseado no que foi constatado na avaliação físico-funcional, as técnicas de tratamento fisioterapêuticas adequadas a cada caso.
– Reavaliar sistematicamente o paciente, reajustando ou alterando as condutas terapêuticas, assim como decidir pela alta fisioterapêutica. – Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios.
– Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços públicos e privados.
– Prestar consultoria a empresas,industrias, entidades esportivas na área de sua competência.
– Dar ordenação ao processo terapêutico, quantificando e qualificando as técnicas fisioterapêuticas indicadas.
– Formação generalista que lhe possibilite perceber o contexto do mundo e o contexto mais próximo em que se situa como profissional.
– Trabalhar eficientemente em equipes de saúde, reconhecendo, valorizando e adequando-se às competências específicas dos seus integrantes.