GRADUAÇÃO

MEDICINA

O profissional de Medicina passa por uma  formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. É capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser
humano.

  • Duração (mínima/máxima): 06 a 09 anos
  • Situação legal: Autorizado pela Portaria nº 326, publicada em 11/07/2024
  • Regime Escolar: Seriado semestral. Turno: Integral

Qualidade e Tradição

DIFERENCIAIS

Formação caracterizada por tradição humanística e forte compromisso social, buscando a excelência na formação de profissionais inovadores e qualificados com visão estratégica voltados ao desenvolvimento regional.

 A Medicina Asces-Unita utilizará, predominantemente, as metodologias ativas de aprendizagem como instrumentos pedagógicos de processo de ensino-aprendizagem, no intuito de desenvolver uma base integrada de conhecimentos, habilidades e atitudes no profissional em formação, que se manifestará, estruturalmente, em torno dos três eixos sobre os quais está estruturado o curso; o ético-humanístico, o técnico-científico e o comunitário assistencial.

SOBRE O CURSO

O Curso de Medicina da Asces-Unita tem como objetivo promover junto aos estudantes as competências e habilidades para formação dos médicos do futuro, com um perfil generalista, humanista, crítico, reflexivo e capacitados a atuarem, a partir do conhecimento dos princípios que regem o processo saúde-doença, em todos os níveis de atenção à saúde da população e a desenvolverem ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação às pessoas nos cenários individuais e coletivos.

 Medicina Asces-Unita foi concebido a partir de referenciais de formação nas profissões da saúde, sobretudo com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Internacionais com o objetivo de fortalecer e de melhorar a saúde da população brasileira e de onde possam atuar os futuros médicos. 

Em especial, Medicina Asces-Unita propõe uma formação médica que leve em consideração a identificação dos agravos à saúde mais prevalentes e relevantes em sua comunidade, bem como as características socioculturais da população a ser assistida e as novas práticas emergentes no campo médico.

O curso de Bacharelado em Medicina da Asces-Unita foi autorizado pelo MEC através da portaria n° 326 publicada em 11/07/2024

São oferecidas 60 vagas por ano, distribuídas em duas entradas:

2º semestre60 vagas (integral)

O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é referência na qualidade de ensino em nossa região. Essa marca nos seus 63 anos de existência, foi construída com muito trabalho, compromisso e responsabilidade, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento institucional sincronizada com as necessidades e demandas da região. 

Nossos cursos de graduação são presenciais e organizam suas propostas pedagógicas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais visando sempre a formação de um profissional cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade. 

Cada curso adota métodos e práticas de ensino-aprendizagem que melhor se adequem à formação do estudante na sua área de conhecimento, oportunizando uma aprendizagem significativa, criativa, autogerida, colaborativa e crítica em relação ao conhecimento e à sua aplicabilidade prática. Dessa forma, os professores assumem a(s) metodologia(s) escolhida(s) pelos cursos e organizam suas aulas, atividades e avaliações norteados por esses princípios metodológicos e adotam técnicas adequadas para sua aplicação. 

Em que pese a natureza presencial de seus cursos, vinculada às atividades vivenciadas pelos seus estudantes nos espaços de sala de aula - bibliotecas, laboratórios, clínicas e escritórios - a Asces-Unita entende que, na era digital, as formas pelas quais o conhecimento é construído passam também pelo domínio e fluência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao ensino e aprendizagem.

O processo de digitalização do ensino, tendência mais que estabelecida pós pandemia, há muito tem sido objeto de discussão e implantação na Instituição: desde 2007 que há na Asces-Unita experiências com o ensino digital na busca de ofertar e incrementar, nas suas dinâmicas curriculares, competências e habilidades ligadas ao mundo virtual.

Cumprindo estritamente os requisitos estabelecidos na Portaria 2117 de 06 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, a Instituição oferta a seus estudantes a experiência de aprendizagem através das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, com vistas à integralização do processo de construção do conhecimento através das plataformas digitais de ensino. Contudo, como é característico de seu jeito de ensinar e aprender, a Asces-Unita criou seu modelo e personalizou sua prática de ensino online, baseada nas experiências acumuladas desde 2007.

Sejam as aulas presenciais ou virtuais, nossos professores produzem conteúdos, aulas e atividades buscando adequação e contextualização dos temas, além de trabalhar competências e habilidades necessárias à inserção local do estudante no mercado de trabalho, sem perder de vista as generalidades do conhecimento.

Na Asces-Unita, o professor produz os conteúdos e acompanha diretamente seus estudantes através das ferramentas digitais de comunicação das TIC, permitindo a personalização da aprendizagem e a adequação de conteúdos e atividades aos perfis de estudantes e de turmas, além de uma atualização contínua e imediata de temas e assuntos tratados nas disciplinas.

As práticas de ensino são fundamentadas no uso de Metodologias Ativas, perspectiva pedagógica que desloca o estudante da condição passiva de mero espectador e recebedor de informações e o coloca como centro e gestor da construção do seu conhecimento, dotando-o de autonomia ao mesmo tempo em que constrói as competências e habilidades necessárias para sua área de formação e em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. 

A avaliação do desempenho dos estudantes nos cursos segue também a lógica das Metodologias Ativas: as atividades avaliativas são desenhadas e pensadas como processos de construção e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes frente a situações de aplicabilidade do conhecimento, valendo-se da simulação ou da vivência real de situações, bem como o dos recursos e ferramentas digitais para simular e virtualizar experiências reais, incluindo as provas e exames aos quais o estudante formado irá se submeter para qualificar e/ou exercer sua profissão. Nas salas de aula físicas ou no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o estudante vivencia experiências de complexidade progressiva e é avaliado continuamente com vistas ao desenvolvimento/aperfeiçoamento das competências.

O estudante conta ainda com suporte e treinamento tecnológico para o melhor aproveitamento nas plataformas utilizadas no processo educacional, pacote completo de aplicativos da Microsoft e as ferramentas do Google For Education, todas elas aplicadas e integradas com as disciplinas online e presenciais, oferecendo ao estudante Asces-Unita uma formação completa e uma experiência de aprendizagem significativa e personalizada.

O jeito Asces-Unita de ensinar engloba diferentes metodologias de ensino, acompanha o estudante em seu dia a dia, quer com aulas presenciais, quer com aulas on-line, em qualquer lugar onde o estudante se permitir estudar. 

Bem-vindos!

 

A Asces-Unita possui excelente infra-estrutura, tendo climatizadas todas as salas de aula, com disponibilidade de uso de recursos audiovisuais, entre outros. Além disso, oferece aos seus alunos ambientes específicos para realização de pesquisas e práticas de extensão, tais como:

Biblioteca

A Biblioteca Professor Pinto Ferreira foi inaugurada por Tabosa de Almeida, em 11 de agosto de 1966, com o objetivo de atender a seus usuários de forma que facilitasse acesso e uso das informações disponíveis nos livros e periódicos.

Atualmente, são oferecidos os seguintes serviços:

- Consulta aos materiais do acervo (livros, jornais, revistas científicas e informacionais fitas de vídeo, cd-rom);
- Orientação à pesquisa no catálogo automatizado;
- Pesquisa on-line via internet;
- Empréstimo automatizado;
- Atualização do acervo;
- Alerta Bibliográfico;
- Reserva de livros para empréstimo;
- Acesso a redes de informação.

AMBIENTES DE ENSINO-APRENDIZAGEM

   Tutorias em Pequenos Grupos Compostos por até 10 (dez) estudantes e um tutor com quatro horas de duração, duas vezes por semana, com processamento de problemas relacionados ao processo saúde-doença, nas unidades temáticas afins.

  •     Aulas Expositivas Dialogadas – As aulas expositivas dialogadas serão proferidas por professores do curso ou por convidados externos.
  •     Sessões de TBL – Aprendizagem por Equipes: com duas a quatro horas de duração por semana. As sessões de TBL versarão sobre temas e objetivos de aprendizagem relacionados aos módulos temáticos.
  •     Integração Ensino em Saúde na Comunidade (IESC) – Serão atividades teórico-práticas com carga horária de seis horas por semana, incluindo-se atividades de extensão, que estarão, sempre que possível, dialogando com as demais unidades curriculares em andamento em cada semestre letivo. Ocorrerão a partir de atividades supervisionadas nos serviços de saúde, em todos os níveis de assistência, com foco na atenção primária à saúde, e sob uma perspectiva do multiprofissionalismo e da interdisciplinaridade.
  •     Laboratórios de Práticas Profissionais e de Simulação Realística – serão realizadas atividades predominantemente práticas em laboratórios específicos, voltados ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes afetos à prática médica e, sempre que possível, dialogarão com as demais unidades curriculares em andamento. Visa-se o desenvolvimento de habilidades em comunicação no contexto da saúde, em propedêutica, nas técnicas e nos procedimentos clínicos e cirúrgicos, na interpretação de exames complementares, no uso de tecnologia e dos recursos de informática; e, também, de atitudes relacionadas ao profissionalismo e às relações de trabalho. Esses treinamentos ocorrerão semanalmente e seguirão um calendário específico.
  •     Práticas em Laboratórios Multidisciplinares – São distribuídas no decorrer dos quatro primeiros anos do curso, com carga horária de quatro horas semanais, associadas e integradas aos conteúdos das unidades curriculares temáticas. Agregarão os conhecimentos nas grandes áreas básicas e fundamentais da Medicina: Anatomia Humana, Histologia, Embriologia, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Patologia Geral e Anatomopatologia, Análises Clínicas (Hematologia, Imunologia, Parasitologia, Microbiologia), Propedêutica (métodos gráficos, radiologia, dentre outros). Tais práticas serão realizadas nos laboratórios específicos do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support