Novo Projeto de Extensão com vagas abertas
O projeto de extensão EquilibrA – Projeto de Equilíbrio Corporal da Asces-Unita é voltado para estudantes dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição ou Psicologia do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA).
O Projeto
O equilíbrio corporal pode ser considerado um requisito para o exercício pleno dos movimentos corporais, para a realização de atividades diárias e para a participação dos indivíduos em situações de vida social. Sabe-se que alguns fatores podem
relacionar-se à redução da capacidade humana de manter o equilíbrio corporal, dentre eles, destacam-se o processo biológico e natural do envelhecimento e a presença de disfunções nos sistemas visual, vestibular e/ou musculoesquelético.
No contexto deste projeto, ressalta-se a influência das disfunções vestibulares no desequilíbrio corporal, com impacto direto na saúde funcional e na qualidade de vida dos pacientes e familiares.
De acordo com a literatura, a tontura (incluindo a vertigem) é o principal sintoma presente quando existe o acometimento dos órgãos responsáveis pelo equilíbrio corporal. É uma das queixas mais comuns na área de saúde afetando 15-35% da
população geral em algum momento das suas vidas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial tem ou já teve esse sintoma. Apesar da prevalência elevada, a tontura e as disfunções no equilíbrio corporal ainda são temáticas pouco enfatizadas na formação dos profissionais de saúde, entretanto já se observa um interesse crescente sobre a temática evidenciado pelo aumento nas publicações científicas sobre o tema nos últimos anos.
Nesse sentido, o EquilibrA – Projeto de Equilíbrio Corporal da Asces-Unita objetiva:
a) dar visibilidade ao tema no meio acadêmico, contribuindo para a formação de profissionais de saúde competentes para atuar, de modo interdisciplinar e com segurança, no cuidado às pessoas com disfunções no equilíbrio corporal associadas
às vestibulopatias;
b) promover ações educativas junto à comunidade, minimizando problemas assistenciais decorrentes da falta de conhecimento sobre o tema;
c) realizar a busca ativa para identificar pessoas com tais prejuízos funcionais e oferecer a assistência terapêutica multiprofissional adequada às necessidades coletivas e individuais;
d) Contribuir com o tripé ensino-pesquisa-extensão, gerando dados para a realização de pesquisas que contribuam com o conhecimento científico sobre o tema e subsidiem os processos de ensino-aprendizagem para a formação de profissionais
de saúde atentos ao cenário sanitário local e regional.
Para atender a esses objetivos, este projeto de extensão se propõe a ofertar ações educativas sobre cuidados com o equilíbrio corporal, prevenção de quedas e estratégias de manutenção e de melhora do controle postural; realizar a triagem de sintomas vestibulares e de outros fatores que influenciam no equilíbrio; orientar para um estilo de vida saudável, que inclui aspectos nutricionais e de saúde emocional; e oferecer cinesioterapia e exercícios vestibulares coletivos ou individuais, de acordo com as necessidades funcionais dos participantes, para a comunidade assistida, além de formação dos estudantes extensionistas para atuar nessa área.