Seleção de estágio 2022: MPT em Pernambuco divulga edital e abre inscrições para concurso
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (06), o edital para a seleção de estágio 2022. Os aprovados no concurso irão compor o cadastro reserva de estagiários dos cursos de Direito, Comunicação social, Secretariado e Tecnologia da Informação (TI), da sede, no Recife, e das Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTMs) de Caruaru e de Petrolina. As inscrições já podem ser feitas, a partir de hoje (07) até o próximo dia 14 de outubro, na Página do Candidato. A data prevista para a aplicação das provas é no dia 03 de novembro.
Não é necessário pagar qualquer taxa para participar do processo seletivo, que será realizado por meio do Ambiente EaD, nas Plataformas Lime Survey e Microsoft Teams. O link de acesso a sala virtual será encaminhado por correio eletrônico com a especificação da data e horário pré-definidos. Para realizar a prova, o candidato precisa ter um computador desktop ou notebook com acesso à Internet; utilizar, preferencialmente, o sistema operacional Windows 10; ter instalado e saber operar os navegadores de Internet descritos no edital; e possuir microfone, alto-falantes e câmera integrados ou instalados à máquina.
Os interessados podem fazer a pré-inscrição no processo seletivo aqui. A confirmação da inscrição só acontece após o estudante anexar, de forma digitalizada, documento de identidade com foto; declaração de escolaridade; foto atual; e documentos específicos, no caso de candidatos que irão pleitear vagas reservadas. A lista provisória de inscrições homologadas será divulgada no site do MPT em 18/10. Os candidatos inscritos no certame irão receber, via e-mail, um link de acesso à avaliação, que terá duração de três horas e contará com 10 questões objetivas, de múltipla escolha, e duas subjetivas.
Podem se inscrever na seleção estudantes de universidades ou faculdades conveniadas ao MPT e de curso superior ou superior de tecnologia das áreas de Direito, Comunicação Social, Secretariado e Tecnologia da Informação desde que, com duração mínima de 2 (dois) anos. Quando for solicitado para o preenchimento da vaga, o candidato já deve ter cursado, pelo menos, 40% da carga horária total do curso. Das vagas disponibilizadas, 30% das vagas serão destinadas para pessoas que se declarem negras; 10% para participantes do Sistema de Cota para Minorias Étnico-Raciais; e 10% para pessoas com deficiência.