Semeando Saberes

No semestre 2018.1 foi realizado seleção dos monitores;  Apresentação das oficinas: Direito à alimentação e Influência da alimentação no desenvolvimento da face.; Treinamento da equipe para oficina Direito à alimentação: grupo de estudo  e reuniões para manutenção da horta.

O projeto de extensão ‘Semeando Saberes’ foi concebido com o intuito de promover a educação integral de crianças de escolas e comunidades do seu entorno, utilizando-se como eixo gerador da prática pedagógica as hortas escolares/comunitárias, incorporando assim a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

Para o próximo semestre estamos propondo a ampliação e readequação do espaço da Horta Comunitária na ASCES-UNITA, e manutenção do já existente no espaço disponível no campus III. Das sementes plantadas, apenas vingou as mudas de abacaxi e abóbora. Assim, percebemos que o solo não está muito propício a fertilização dessas sementes e articulamos com o setor de Infraestrutura a compra de adubo e terra para replantar as sementes.

Serão replantados sementes de fácil cultivo e que possam fazer parte da alimentação diária das pessoas, levando assim, à prática de bons hábitos alimentares, com enfoque em cidadania, demonstrando a importância do cuidado com o que é nosso, a terra, a água, o alimento; participação comunitária/popular, nutrição saudável,  mastigação e sua importância no desenvolvimento crânio-facial. Iremos propor nossa Feira de Saberes, Sabores  e Conhecimentos, intra e extra-muro.

Iremos ainda unir nossas atividades ao Projeto de Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde  e ao Estágio Supervisionado III e IV do curso de Odontologia. A necessidade de atender tais demandas foi fruto de reuniões ao longo deste semestre com os docentes responsáveis pelo projeto e pelo estágio, sendo de nosso interesse ampliar a atuação das atividades já existentes de maneira a fortalecer os vínculos com os estudantes, comunidade e docentes.

Nosso intuito é integrar a comunidade acadêmica (funcionários e estudantes), permitir e disseminar hábitos alimentares saudáveis, tendo em vista a carência de informações por parte desse grupo sobre o que comer, quanto comer, quando comer, como mastigar, como deglutir e, as inter-relação que existe entre alimentar-se/mastigar/desenvolver-se. Assim, previne-se doenças e permite-se melhor desenvolvimento ponderal e físico das pessoas.

Monitores: 10
Público: Inestimável

Docentes:
Renata Gonçalves de Vasconcelos
Cursos envolvidos:
Odontologia, Nutrição e Engenharia Ambiental
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