Dando continuidade às contribuições ao combate à Covid-19, a Asces-Unita, por meio do curso de Enfermagem, está conduzindo o primeiro Centro Municipal da Vacinação Escola de Caruaru, em parceria com a prefeitura da cidade. O espaço, localizado na Escola Professor Machadinho, tem a capacidade de atender cerca de mil pessoas por dia, ajudando a ampliar a capacidade de vacinação. O centro funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. 

A equipe é formada por 24 estudantes de Enfermagem, 1 professor, 2 profissionais, orientadores, 1 enfermeira da rede municipal, além do corpo administrativo da rede municipal. Além da vacinação, estão entre as atividades desenvolvidas o preenchimento do cartão de vacinas; confirmação da documentação comprobatória; preenchimento da Ficha de Registros do PNI; orientações pós-vacinais (reações adversas; tipo do imunobiológico); aprazamento e orientações sobre a importância do uso da máscara, lavagem das mãos e higiene em geral.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Valéria Gorayeb, além de contribuir com a saúde da comunidade, a ação tem uma grande importância acadêmica. “Além de expandir a capacidade instalada da rede municipal de saúde, vamos tornar a vacinação mais próxima das pessoas. Estudantes dos 7º, 8º e 9º módulos estão envolvidos na ação, que reforça mais uma vez a responsabilidade social que a Asces-Unita tem com Caruaru e região”, explica. 

IMPORTÂNCIA DA PARCERIA 

O esforço conjunto com a Prefeitura de Caruaru possibilita que a vacinação seja descentralizada, facilitando à comunidade por ter mais um ponto de imunização. O secretário de Saúde de Caruaru, Breno Feitosa, destaca que isso fará a diferença. “Com a descentralização da vacinação, poderemos imunizar ainda mais caruaruenses por dia, melhorando a nossa capacidade de vacinação. Estamos felizes com essa parceria que possibilitou mais uma conquista para o povo de Caruaru”, comemorou. 

O Centro Municipal de Vacinação fica localizado na Rua Olegário Bezerra, Bairro São Francisco. Os agendamentos devem ser feitos pelo site www.vacina.caruaru.pe.gov.br ou pelo Disque-Vacina pelo 0800 281 7080.