O Outubro Rosa é uma ação mundial que tem o objetivo de incentivar a prevenção do câncer de mama. Surgido nos Estados Unidos, o nome remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra a doença. Em função disso, do dia 23 ao dia 29 de outubro acontece a 9ª Campanha de Prevenção das Doenças de Mama no Shopping Difusora, em Caruaru.

A Campanha tem o objetivo de fornecer métodos para a prevenção, diagnóstico e até tratamento do câncer de mama, com atendimento gratuito e entrada franca. Além disso, a ação quer também incentivar a mulher à pratica do autoexame. Nas últimas oito edições, os atendimentos alcançaram cerca de 44 mil mulheres no total. Destas, 40 apontaram resultado positivo para o câncer de mama e foram redirecionadas para o tratamento. A expectativa para este ano é que outras 12 mil mulheres possam receber este suporte.

De acordo com médico Manoel Florêncio, idealizador da Campanha, o evento surge com o intuito de suprir as necessidades de saúde da população, e ele enquanto médico se sente no dever de desempenhar sua profissão também nesses espaços. “Os cuidados contra o câncer de mama devem ser realizados constantemente, mas exigem um valor a ser pago. Esta é uma oportunidade para mulheres de baixa renda que não tem condições de pagar pelos exames preventivos e diagnósticos”, afirma ele.

Segundo estatísticas do INCA (Instituto Nacional do Câncer), 600 mil novos casos de câncer foram identificados entre 2016 e 2017. O câncer de mama possui uma porcentagem de 28,1% nesse total, atingindo na sua maioria mulheres que estão na menopausa, e é a segunda maior causa de morte por câncer entre elas em todo o mundo, alcançando uma estimativa anual de 522 mil pessoas. Os países que mais apresentam esse fator são os que estão ainda em desenvolvimento.

A 9ª Campanha de Prevenção das Doenças da Mama é uma realização do Centro de Diagnósticos Manoel Florêncio em parceria com a Acic e tem o apoio da Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria Municipal de Saúde, UFPE, Centro Universitário Asces/Unita, Centro Universitário Uninassau, Cebrac, Certec, Infornetwork e WebPic Soluções para Indústria de Confecções. O evento tem o patrocínio do Centro Universitário Devry/Unifavip, TV Asa Branca, Intertotal, Núcleo Digital, Shopping Difusora, Gráfica Pontual, SOS Cursos de Formação Profissional, K-9 Produções e Hobby Vídeos Produções.

Fonte: ACIC