Asces-Unita sedia o campeonato regional de Bocha
Dentro da política de acessibilidade implementada pela instituição, a Apodec (Associação dos Portadores de Deficiência de Caruaru) promove no campus II da Asces-Unita o Campeonato Regional Nordeste de Bocha entre os dias 7 a 10 de setembro.
O que é Bocha?
O Bocha ou Boccie é um jogo que consiste em lançar bolas e tem o objetivo de ficar mais próximo de outra bola mais pequena. Apesar de nem todos estarem de acordo, é de senso comum que este esporte terá tido origem no antigo Império Romano e o mesmo foi facilmente espalhado por toda a Europa quando os italianos estavam nas suas conquistas. No inicio do século XIX, este esporte era tão popular e comum que as pessoas jogavam por todo o lado, incluindo no meio das ruas e praças, sendo que o Carlos IV e o seu sucessor Carlos V de Espanha chegaram a proibir de ser jogado. Atualmente este desporto é muito popular entre os países da Europa do Leste, como Montenegro, Sérvia.
O campo tradicional de Bocha é feito ou em terra ou no asfalto. Tem como medidas cerca de 27,5 metros de comprimento e entre 2,5 a 4 metros de largura. O campo deve ser delimitado com uns separadores, podendo eles ser de madeira, com uma altura de pelo menos 12 centímetros. O jogo de bocha pode ser individual ou com equipes de 2,3 ou 4 elementos. Cada equipa tem 4 bolas de metal para lançar durante a partida. No inicio uma das equipes deve atirar o bolim (uma bola pequena) para uma área de 5 metros de comprimento que começa a 2,5 metros do final do campo para trás. Se depois de 2 tentativas a equipe não conseguir colocar o bolim nessa área, a equipe adversária tem direito a lançá-lo e sempre assim. A equipe que conseguir enviar o bolim para a zona correta tem o direito de começar a jogar, mandando assim a sua primeira bola. Depois é a outra equipe a lançar, e vai lançar as bolas que tem até que alguma delas chegue mais próximo do bolim que a do adversário. Quando chegar o adversário faz o mesmo até acabarem as bolas.