O reitor da Asces-Unita, Paulo Muniz e a pró-reitora Administrativa, Emília Pinheiro, marcaram presença no Congresso UNIRedes, um evento que consolida a integração de diversas organizações da América Latina e Caribe em prol da fraternidade universal. A UNIRedes, criada há mais de 10 anos, é fruto de um esforço coletivo que uniu mais de 60 organizações, com mais de 200 unidades de atendimento, todas guiadas pelos princípios da espiritualidade do Movimento dos Focolares. O evento foi realizado na Fazenda da Esperança em Pedrinhas – Guaratinguetá, e contou com a presença de Margareth Karram e Jesús Moran, presidente e co-presidente do Movimento dos Focolores.

A UNIRedes conta com 28 organizações sociais e educativas, que impactam a vida de mais de 100 mil pessoas anualmente. Entre as instituições associadas no Brasil, destacam-se a Editora Cidade Nova (SP), o SERCOM – Serviço Comunitário Magnificat (MA), a Fazenda da Esperança (SP), a ANPECOM – Associação Nacional pela Economia de Comunhão (DF), a AACA – Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (PE), o IMU – Instituto Mundo Unido de Desenvolvimento Social Solidário em Maceió-AL, além de organizações internacionais como o PIP – Promoción Integral de la Persona para una Sociedad Fraterna A.C. no México, o Centro Educativo “Fiore” na Guatemala, a Fundacion Radaber na Colômbia e a AMU – Azione per un Mundo Unito na Itália.

O reitor Paulo Muniz destacou a importância da participação da universidade em redes internacionais, ressaltando o papel que essa atuação desempenha no fortalecimento de parcerias e na ampliação de suas ações. “Sempre foi nossa característica a presença no cenário internacional, marcada, sobretudo, pela atuação em redes, através de convênios ou na participação de eventos. Portanto, ao nos encontrarmos com estas organizações, buscamos identificar as muitas convergências que já possuímos para, assim, ampliarmos, ainda mais, a nossa atuação”, afirmou Muniz.

Para Emília Pinheiro, foi uma grande oportunidade de reforço dos laços já existentes e unidos por valores. “Pudemos perceber o fortalecimento de vínculos da rede, que, composta de organizações diversas e trilhando caminhos em lugares distantes podem manter os sonhos e o idealismo alinhados na unidade da rede, vivenciando novas práticas educativas e novas metodologias participativas e solidárias”, disse.