Asces-Unita inicia aulas para estudantes novatos nesta segunda (22)
O Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) deu início, nesta segunda (22), às aulas para os estudantes novatos que iniciarão suas jornadas acadêmicas. Selecionados em processos realizados no fim de 2020 e início de 2021, os calouros tiveram o contato inicial com suas turmas, coordenadores de curso e professores. Os cursos de Odontologia, Direito, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem foram os da manhã. À noite, os demais cursos com turmas iniciam suas atividades.
Como medida de possibilitar mais segurança aos estudantes, eles puderam optar entre estudar presencial ou remotamente. Desta forma, parte das turmas têm aula na estrutura da Asces-Unita e parte usa as ferramentas de aprendizagem online adotadas pela instituição, como Moodle, Google Meet, entre outras. Uma excessão a isso foram os cursos da área de saúde, que naturalmente já teriam uma divisão entre disciplinas teóricas, que em sua maioria seriam online, e as práticas, realizadas nos laboratórios in loco.
Desde o semestre passado, a Asces-Unita tem retomado a presencialidade baseada em um protocolo de biossegurança implantado, considerando as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Entre as ações, podem-se destacar o distanciamento dos assentos, obrigatoriedade do uso de máscara, álcool em gel à disposição em todas as dependências, intervenções físicas na estrutura, entre outros.
Para a pró-reitora Acadêmica da Asces-Unita, Marileide Rosa de Oliveira, os esforços fizeram com que tudo proporcionasse a retomada. “Não nos deixamos paralisar pela pandemia. Foi necessário reinventar uma nova forma de ensino: com o uso de metodologias ativas que favorecessem a participação mais efetiva do estudante através da tecnologia. Promovemos várias oficinas de forma contínua e intensa para todos os docentes. Preparamo-nos para acolher cada estudante, proporcionando um ambiente harmonioso e seguro no qual possam se sentir bem e, assim, realizarem seus estudos, sem prejuízo da aprendizagem e da formação profissional”, afirmou.