Comitê de ética em pesquisa da Asces-Unita participa de treinamento da CONEP
A coordenadora e vice coordenadora do Comitê de ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Asces-Unita (CEP/Asces-Unita), as Professoras Sibele Ribeiro de Oliveira e Valdenice Aparecida de Menezes, respectivamente, participaram nos dias 29 e 30 de maio de um Treinamento promovido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), ligada ao Ministério da Saúde. O evento ocorreu na Faculdade Marista na cidade de Recife e contou com a participação de 2 membros de cada Comitê de Ética dos estados de Pernambuco e Alagoas.
Dentre os temas abordados, destacam-se aspectos relacionados ao manuseio da Plataforma Brasil, ferramenta utilizada para submissão e avaliação de todos os protocolos de pesquisa, plataforma esta ligada ao Ministério da Saúde. O CEP/Asces-Unita é uma instância colegiada, constituída em respeito as normas da Resolução n° 466/2012 de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde. O Comitê tem caráter multi e transdisciplinar, incluindo a participação de profissionais da área de saúde, das ciências sociais e humanas e membros da comunidade. O CEP/Asces-Unita é pioneiro no Agreste Pernambucano, tendo sido instituído em 12/09/2003 com o objetivo de resguardar os participantes de Pesquisas envolvendo seres humanos quanto aos possíveis riscos envolvidos, bem como verificar os possíveis benefícios das pesquisas desenvolvidas no âmbito da instituição, bem como fora dela, em todos os campos de práticas autorizados via Carta de Anuência.
Atualmente, o CEP/Asces-Unita é composto por 15(quinze) membros, sendo 13(treze) professores da IES e 02(dois) representantes da sociedade vinculados a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru. O mesmo tem uma importância fundamental no desenvolvimento das pesquisas envolvendo seres humanos no interior do estado de Pernambuco, notadamente o Agreste pernambucano. Fica localizado no Campus 1, funcionando manhã e tarde, de segunda a sexta-feira. As reuniões para avaliação dos protocolos de pesquisa acontecem mensalmente. Mais informações no telefone 2103-2090.