Congresso de Enfermagem: confira um pouco do que foi abordado nesta sexta pela manhã
Na manhã desta sexta-feira (26), algumas palestras deram continuidade à programação do Congresso de Enfermagem da Faculdade Asces. Entre elas, o enfermeiro Eduardo Gomes (PROCAPE) abordou o tema “Fraternidade, espiritualidade e cuidado integral”, defendendo que a experiência de estar com o outro, de se relacionar, é a experiência de se fazer uma pessoa melhor.
Eles destacou que muitas vezes, no dia a dia da profissão e do relacionamento com os pacientes, os profissionais não percebem que a fé deles está ali e ainda que a fraternidade se traduz como suporte social. Entre as abordagens, o enfermeiro argumentou que a Terra vem sendo destruída aos poucos porque o ser humano começou a particularizar tudo, centrando na própria pessoa, e assim se afastou do sentimento de coletividade.
Por fim, ele trouxe a ideia de que o cuidado é universal, todas as pessoas cuidam (ou são potencialmente cuidadoras) e todas são cuidadas. “Cuidar é ser com os outros, é uma forma de viver, o cuidado faz parte da definição de ser humano. Cuidar é atender a necessidade e eu, como profissional de saúde, tenho q me sensibilizar com essa necessidade”, afirmou.
Em seguida, ainda no ginásio poliesportivo do Campus II, o médico de família Marcos Pedrosa ministrou a palestra “Linhas do cuidado e responsabilização”. Ele explanou que este conceito de linhas de cuidado acaba caindo como uma luva pra enfrentar o gargalo que é a saúde, e que estas linhas não são somente a esteira de montagem do processo de cuidado, mas o zelo que os trabalhadores que estão produzindo cuidado têm em relação a sua finalidade.
“No campo da saúde a gente precisa de certezas, mas também de dúvidas, de não negligenciar as perguntas. Não basta ter uma comunicação nos serviços de saúde que não se efetiva”, defendeu o professor. E concluiu “Não basta dizer para o paciente o que ele deve fazer, mas é preciso se certificar. É uma postura técnica, mas também ética que se deve ter. Não dá pra naturalizar esse “descompromisso” em relação ao cuidado das pessoas”.
Cronograma de atividades segue durante a tarde, conforme programação.