Festival de Circo Brasil começa nesta quinta com atrações de vários países
Se neste feriadão de Finados você encontrar pelas ruas do Recife quatro homens vestidos de fraque segurando um caixão, não se afaste. É melhor acompanhar a turma que, embora não pareça, promete proporcionar muitas gargalhadas. Eles fazem parte do grupo espanhol Encara Farem Salat – uma das atrações do Festival de Circo do Brasil, que acontece desta quinta-feira (1º) até o domingo (4), nos teatros Santa Isabel e Luiz Mendonça (Dona Lindu), além de praças e ruas do Recife. Os espetáculos são gratuitos, com exceção dos que ocorrerem nos teatros, que custarão R$ 10 e R$ 5, inteira e meia, respectivamente.
Com o tema "A diversão vai quebrar a sua rotina", a 8ª edição do festival mantém a tradição de dar espaço ao circo contemporâneo e traz em sua grade atrações conhecidas por provocar, em adultos e crianças, o chamado "riso fácil". "A programação é diversão pura. Todos os espetáculos são muito bem humorados e a maioria possui interatividade com a plateia. É um festival para rir", explica a coordenadora executiva do evento, Danielle Hoover. O evento conta com a participação de artistas do Brasil, Dinamarca, Itália, Espanha, França, Suíça e Alemanha.
A programação aberta (ao ar livre) do Festival também ganhou novo endereço. Antes realizado na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, este ano a grade está concentrada no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. “Pelo tamanho do parque, conseguiremos nos comunicar melhor com a quantidade de pessoas que costumamos reunir. O Dona Lindu também possui uma estrutura que oferece mais possibilidades de intervenção aos artistas”, disse Danielle Hoover.
Vale destacar que o evento continua com apresentações itinerantes em praças e ruas do Recife, como a do grupo espanhol Encara Farem Salat, citada no início desta matéria. Intitulado de "Humortal – A funereal street show", o espetáculo fala da morte de forma bem humorada. O grupo faz uma crítica à nova moda funerária da cremação, que está fazendo com que cada vez menos as pessoas queiram enterrar os seus entes queridos. A apresentação tem início no Dona Lindu, de onde os artistas partem de ônibus para vários locais da cidade.
ABERTURA – O espetáculo "Maravillas", do grupo espanhol Ateneu Popular de 9 Barris, abre a programação do festival, na quinta-feira (1º), no teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. Misturando o antigo e o moderno, o espetáculo narra a aventura de uma família, terceira geração de artistas de circo e herdeira de toda uma tradição, que depois de perder sua tenda decidem se adaptar aos novos tempos.
Outro destaque internacional é o espetáculo dinamarquês "A Carta" (The Letter"), clássico da comédia criada em 1992 por Paolo Nani, considerado um dos melhores artistas do mundo. Durante a apresentação, o artista interpreta 15 maneiras de ler uma mesma carta. Todas as variações têm duas coisas em comum: elas nunca dizem uma palavra e o resultado é muito engraçado. O festival traz ainda "Île O", do Circo Barolosolo, da França, que faz evoluções sobre e na água, com muita música e poesia.
Entre as atrações nacionais está o pernambucano Rapha Santacruz, com o seu "AbraCASAbra!". Com mais de dez anos de experiência profissional, o jovem mágico Rapha Santacruz criou uma proposta interativa que mescla a arte do ilusionismo com as atividades do dia a dia.
Fonte: NE10