Cerca de 17% dos pacientes em UTI sofrem algum evento
Nesta sexta-feira (28) a Faculdade Asces dá continuidade ao IV Encontro de Enfermagem. Por volta das 9:30, foi realizada a palestra “Gerenciamento de riscos em Serviços de Saúde”, pelo Consultor em Planejamento e Gestão da Qualidade (Gesleade) Alessandro Silva.
Confira abaixo os principais temas abordados:
Riscos são probabilidades de ocorrência de um evento adverso que, no caso dos serviços de saúde, afeta a integridade do paciente, da equipe de saúde ou da comunidade onde o serviço está inserido.
Gerenciar riscos é fazer com que não ocorra um evento. Como funciona? Identificação, análise e avaliação.
Por que implantar a metodologia de Gerenciamento de Riscos nas Organizações de Saúde? Neste momento, foram analisados casos em que a metodologia poderia ter evitado a ocorrência de eventos em pacientes.
Riscos não são apenas assistenciais, mas também de responsabilidade civil. O importante é se antecipar aos fatos, para que estes não ocorram.
A maioria das falhas médicas pertence a cinco categorias: Falha de equipamentos, leitura incorreta dos exames de laboratórios, engano do tipo de sangue durante a transfusão, leitura incorreta de prescrições e cirurgias em partes erradas do corpo.
Práticas de controle/ Barreiras – são as ações que podem ser tomadas para que o fator de risco não exista (ou a probabilidade de existir seja diminuída) e consequentemento o risco não se transforme em evento (ou que a probabilidade disso ocorrer seja diminuída).
Logo depois aconteceu a palestra “Home Care: uma experiência empreendedora na enfermagem” ministrada por Ênio Gomes Quirino Menezes Leal.
Para conferir fotos do IV Encontro de Enfermagem Asces acesse nossa galeria.