Projeto Escola Legal promove encontro
Será realizada logo mais às 15h, no Fórum Dr. Juiz Demóstenes Batista Veras, em Caruaru, reunião com membros do Projeto Escola Legal, criado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e que conta com a parceria de diversas organizações, entre elas, a Faculdade Asces. O encontro discutirá a prevenção e o enfrentamento das violências e do uso de drogas no ambiente escolar.
O principal objetivo é encontrar alternativas para minimizar e até extinguir as situações de vulnerabilidade de jovens em relação às drogas, prostituição e a violência em geral. A Juíza Silvia Virgínia conduzirá o trabalho e contará com a intervenção de membros do Ministério Público, dos Comitês de Mediação e Arbitragem da cidade, das Polícias Civil e Militar.
A Faculdade Asces integra o Projeto Escola Legal desde que ele foi implementado no município, no primeiro semestre de 2011. Mas, desde 2010 que a Instituição, por meio de convênio com o TJPE, implantou o Comitê de Mediação de Conflito, que desde então tem como intuito delinear e implantar ações que diminuam os conflitos nas unidades escolares.
Sobre o Projeto Escola Legal – Resultado de convênio entre o TJPE, Governo do Estado, Ministério Público de Pernambuco e a Escola Superior de Magistratura de Pernambuco. Tem como parceiros faculdades, polícias civis e secretarias estaduais e municipais. Seu objetivo é implantar uma cultura de paz, reprimindo e prevenindo a violência no âmbito escolar através de Comitês de Mediação de Conflitos, solucionando situações de menor potencial ofensivo e promovendo palestras nas faculdades parceiras, dentre outras ações.