Precisa-se de mais enfermeiros no Québec
Devido à falta de mão de obra local e à perspectiva de necessidade de 110 mil profissionais nos próximos anos, a Província de Québec está correndo atrás de estrangeiros dispostos a trabalhar com enfermagem. Para participar do programa de imigração, basta ter formação e experiência na área, além de conhecimento intermediário de francês.
No processo de seleção do programa, o candidato apresenta documentos, presta informações e é entrevistado por um membro do Escritório de Imigração do Québec. Se aprovado, recebe o Certificado de Seleção de Québec (CSQ) e inicia os procedimentos para a obtenção do visto de residente permanente. O detalhe é que não há limite de vagas. Basta ter o perfil desejado para conseguir o CSQ.
E quem tem o perfil? Isso depende. O governo de Québec trabalha com um sistema de pontuação, baseado em critérios. Caso atinja determinado nível, o candidato é aceito no programa de imigração. Entre os fatores que contribuem para a aprovação, estão ter menos de 35 anos, família e conhecimento de inglês.
Entre a emissão do CSQ e a liberação do visto, o candidato terá, aproximadamente, dez meses, durante os quais poderá aprimorar o domínio sobre o francês. De graça. ´O governo de Québec reembolsa até 1,5 mil dólares canadenses (cerca de R$ 2,75 mil) por pessoa, em cursos nas Alianças Francesas conveniadas, entre as quais estão as unidades do Recife. O valor é suficiente para esse período`, afirma a diretora do Escritório de Imigração do Québec, Soraia Tandel.
Com o visto nas mãos, o profissional terá o prazo de um ano para viajar. Ele mesmo precisará bancar a passagem aérea e a acomodação. Em contrapartida, terá permissão para trabalhar, inscrever os filhos em escolas e utilizar o plano de saúde gratuito do Canadá. Depois de três anos em Québec, poderá solicitar a cidadania do país e, consequentemente, os direitos a voto e passaporte.
Embora não garanta um emprego ao imigrante, o governo da província promete dar uma mãozinha. ´Na chegada a Québec, o estrangeiro poderá ter mais mil horas de aulas gratuitas de francês, além de um apoio na busca por trabalho. São realizados encontros e palestras com especialistas da área de recursos humanos`, explica Soraia Tandel.
Para participar, é preciso fazer a pré-inscrição no site www.imigrarparaquebec.ca.
Fonte: Pernambuco.com