Uma das cidades mais baladas do Agreste Central terá quatro dias de atividades culturais com shows de artistas regionais e nacionais, cortejo de grupos de cultura popular, oficinas de capacitação e fórum de discussão.

Além da programação cultural, quem visitar a cidade poderá aproveitar o friozinho do inverno e os atrativos turísticos que o município oferece como passeios a cavalo, rapel em cachoeiras e pontes ferroviárias, trilhas por túneis e reservas ecológicas, visitas a antiquários, ao polo moveleiro, a lojas de roupa e artesanato e, claro, desfrutar da sua requintada culinária.

Esta é a sétima etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural, que faz parte da política de interiorização do Governo do Estado e tem como objetivo valorizar a diversidade cultural de Pernambuco.

FÓRUM – Antecedendo a abertura oficial do Festival em Gravatá, nesta terça-feira (24), a cidade sedia o Fórum Regional de Cultura do Agreste Central. Trata-se de um encontro que colocará em discussão as prioridades das ações culturais para a região e intensificará o diálogo entre a sociedade e Poder Público.

FESTIVAL DE VIOLEIROS – No dia 25, a cidade de Gravatá terá o seu 34° Festival de Violeiros. O encontro reunirá mais de 30 cantadores de todo o Nordeste, que se apresentarão no Palco Móvel instalado no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Além da cantoria, o público vai poder conferir sessões de poesia e declamação.

CORTEJO – No dia 28 de agosto, as ruas de Gravatá serão tomadas pelo frevo, coco, maracatu e outras manifestações que fazem parte do universo da cultura popular pernambucana. A animação será conduzida pela Orquestra Curica (Goiana – PE), o grupo Maracambuco (Recife-PE), o Coco de Amaro Branco (Olinda-PE) e Pretinhas do Congo (Goiana – PE). A concentração do cortejo está marcada para as 16h, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.

OFICINAS – Trata-se um aprofundamento de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Fundarpe para atender as demandas das diferentes regiões do Estado. As oficinas acontecerão na Escola Professor Antônio Farias (Epaf).  As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na Secretaria de Turismo da cidade, e, a partir do dia 25, no local onde acontecerão as oficinas.

Confira a programação oficial do Festival Pernambuco Nação Cultural na 12ª da Festa da Estação:
 
TERÇA – 24 DE AGOSTO
Fórum Regional de Cultura do Agreste Central
Local: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
Horário: 9h às 17h
 
QUARTA – 25 DE AGOSTO
Palco
Local:
Palco Móvel – Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
34° Festival de Violeiros de Gravatá
 
QUINTA – 26 DE AGOSTO
Palco
Local:
Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
A partir das 21h30
Rodrigo Lins (Gravatá – PE)
Edilza (PE)
José Augusto (RJ)
Flávio José (PB)
 
SEXTA – 27 DE AGOSTO
Palco
Local:
Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
A partir das 21h30
Orquestra Contemporânea de Olinda (PE)
Volver (PE)
Capital Inicial (DF)
Reginaldo Rossi (PE)
 
SÁBADO – 28 DE AGOSTO
Palco
Local
: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
A partir das 21h30
Marcos de Lima (Gravatá – PE)
Vanessa da Mata (MT)
Gilberto Gil (BA)
Forró das Marias (Gravatá – PE)