Serviços de telemarketing serão gratuitos
Os serviços telefônicos de atendimento ao consumidor brasileiro terão que ser obrigatoriamente gratuitos para receber pedidos de informação, reclamações ou solicitações de cancelamento de contrato. Essa é uma das medidas anunciadas pelo Ministério da Justiça.
No atendimento telefônico, a primeira opção do menu para o consumidor deverá ser "falar com o atendente". As empresas, por exemplo, de telefonia, internet e tv por assinatura terá que manter um único número gratuito para atendimento ao consumidor.
Outra mudança que será estabelecida pelo decreto se refere ao momento em que o contrato perderá a sua eficácia. Os efeitos de um cancelamento solicitado pelo consumidor serão imediatos a partir do contato telefônico.
A partir da assinatura do decreto, as empresas terão prazo de 120 dias, para se adaptar às novas regras. O descumprimento dessas normas acarretará em penalidades previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor, que prevê multas de R$ 200 a R$ 3 milhões.
Com informações da Agência Brasil.