Os programas governamentais destinados a aumentar o número de universitários no Brasil são responsáveis por uma “pequena revolução” no sistema educacional, disse hoje (17) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele destacou os programas de concessão de bolsas de estudo e de reestruturação das universidades federais.
 
O presidente citou ainda o Programa Universidade para Todos (ProUni) como instrumento para facilitar o ingresso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.
 
O ensino de base foi outro tema do programa. Lula garantiu que o novo Plano Diretor de Educação (PDE) vai priorizar os estudantes mais jovens. “Nós não podemos esquecer que no ano passado nós lançamos o Plano de Desenvolvimento da Educação – o PDE. Esse plano estabeleceu 40 ações que vão desde a construção de creches até as bolsas de pós-doutorado.

Mas a ênfase do programa é a qualidade da educação básica”, disse. Outro aspecto ressaltado por Lula foi o incremento das escolas técnicas. Segundo ele, em dois anos o número de alunos nessas instituições vai saltar de 160 mil para mais de 500 mil.

Com informações da Agência Brasil.